Em abril deste ano, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) firmou uma parceria com as empresas Intelbras e JL Consultoria para elaboração do projeto de vídeomonitoramento da Região Celeiro.
De acordo com informações dos técnicos das referidas empresas, o projeto está em fase de planejamento de engenharia e estará prevendo a implantação de câmeras de vídeomonitoramento para as áreas públicas como ruas, avenidas, escolas municipais e postos de saúde.
As empresas já mantiveram contato com a Brigada Militar e Polícia Civil para que estas organizações informem os pontos críticos dos municípios, onde é necessário o posicionamento de câmeras.
O projeto também irá prever a implantação de telefonia IP para comunicação gratuita entre os prédios municipais (Prefeitura, escolas, postos de saúde, Brigada Militar, Polícia Civil), e implantação de internet livre em áreas definidas pelas prefeituras (praças, escolas, etc).
Nos próximos dias, os técnicos da Intelbras e da JL Consultoria estarão visitando a região para estudo local e situacional.
Para o prefeito de Vista Gaúcha e presidente da Amuceleiro, Claudemir José Locatelli, o projeto será importantíssimo para os municípios e irá colaborar significativamente para a redução dos índices de criminalidade na Região Celeiro. “Somos um corredor de acesso tanto para a Argentina quanto para Santa Catarina. Nossa região é estratégica e facilita a atuação de criminosos. A partir da implementação do projeto de vídeo monitoramento temos a certeza de que a ação destes será inibida e, caso venha a ocorrer, será mais fácil conseguir provas e vestígios através das imagens captadas pelas câmeras que serão instaladas”, sublinhou Locatelli.
*Fonte: Amuceleiro /