Crescimento industrial no Estado foi de 3,9%, na comparação junho/maio; desempenho está atrás apenas do Pará (+5,9%); mas os gaúchos ficam em primeiro lugar quando se compara a produção industrial com junho do ano passado, cujo avanço cravou 11,8%
8 de Agosto de 2013 às 15:33
RS247 – O Rio Grande do Sul teve o segundo melhor crescimento industrial do país, com alta de 3,9% na comparação junho/maio deste ano, atrás apenas do Pará (+5,9%). Mas os gaúchos asseguraram o primeiro lugar quando se compara a produção industrial com junho do ano passado, cujo avanço cravou 11,8%. De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os setores que mais influenciaram no crescimento industrial foram refino máquinas e equipamentos, automóveis e refino de petróleo.
Depois do Rio Grande do Sul, o estado que apresentou o melhor desempenho foi a Bahia, com alta de 3,1% na comparação mensal (junho/maio2013) e 9,9% na relação anual. No acumulo do ano, a indústria baiana obteve o maior avanço (5,9%). Por outro lado, tiveram desempenhos negativos os estados do Pará (-10,3%), Espírito Santo (-9,4%), Minas Gerais (-0,7%) e Santa Catarina (-0,5%). Quando avaliada a variação acumulada em doze meses, são oito os estados com resultados negativos.
No âmbito nacional, a produção industrial aumentou em 10 das 14 regiões metropolitanas (RMs) pesquisadas. Em relação a maio, o crescimento médio foi de 1,9% e de 3,1% na comparação com junho de 2012. Segundo o IBGE, apresentaram crescimento negativo as RMs do Paraná (-3%), Goiás (-2,3%), Amazonas (-2,2%) e Minas Gerais (-0,8%) apresentaram os resultados negativos.