De pouco adiantou a mudança de endereço para o Estádio do Vale. Mesmo em um campo que proporciona a pressão ao adversário, um Inter preso à marcação do Atlético-PR teve dificuldades para empatar em 2 a 2 com os paranaenses. O time foi salvo pela boa atuação de Otávio, que ingressou no segundo tempo. Nos últimos nove pontos disputados, o Inter obteve apenas dois. Na quinta-feira, ainda terá um jogo-chave pela frente: o Botafogo. No Rio.
O Inter não realizou um treino sequer no novo e veloz gramado do Vale. E os seus jogadores de defesa pareciam ter sido surpreendidos com a rapidez da bola no começo do jogo. Logo nos primeiros 37 segundos, Airton e Muriel foram os primeiros a sofrerem com o campo. Após um rebote da zaga, a bola sobrou para João Paulo, que bateu da entrada da área. O volante colorado não teve mobilidade para chegar antes no lance, enquanto o goleiro saltou atrasado.
Surpreendido com o gol adversários antes do primeiro minuto de jogo, o Inter precisou correr para empatar. E precisou de 14 minutos para voltar ao jogo. Leandro Damião sofreu uma falta na ponta direita. D’Alessandro cobrou, a bola cruzou a pequena área, Weverton ficou paralisado e Juan surgiu sozinho para marcar.
Com o 1 a 1, o Vale se transformou em caldeirão. A torcida passou a jogar de vez com o time, o que pareceu emprestar maior confiança para a equipe em campo. Aos 27 minutos, o momento vídeo-cassetada do ano: D’Alessandro corria no meio-campo onde receberia o passe de Kleber, quando foi atropelado pelo fraco árbitro Pablo dos Santos Alves. Na retomada do jogo, Scocco cruzou para Damião acertar um cabeceio no travessão. O Inter chegava pouco, mas sempre com perigo.
Muito bem marcado e buscando o entrosamento com os dois novos jogadores, Alex e Scocco, o Inter tinha dificuldades na nova casa. Bem posicionado, o Atlético-PR contra-atacava com perigo. Aos 42, Éverton venceu a zaga e cabeceou para boa defesa de Muriel. O Inter respondeu ao s 44, quando Scocco invadiu a área acossado por Manoel e bateu cruzado, para fora.
No segundo tempo, o frio na casa dos 7° C, poucos torcedores ficaram sentados. De pé, viram Marcelo perder um gol na frente de Muriel. Também viram Scocco driblar Botelho e chutar por cima. E o árbitro sucumbir à pressão dos paranaenses e não expulsar Léo, que já tinha amarelo e acertou a mão no rosto de Damião, ao fazer uma falta.
O Inter conseguiu uma leve superioridade em campo, mas o bom sistema defensivo do Atlético-PR impedia lances mais perigosos de gol. A partir dos 20 minutos, o Atlético-PR percebeu que poderia vencer a partida. Dunga já havia mandado Caio e Otávio para o jogo, quando Ederson foi a campo e, em apenas quatro minutos, marcou o 2 a 1, após falha de Kleber e da zaga colorada. O lateral-esquerdo passou a ser pressionado pelos torcedores, com muitas vaias.
Otávio, com um passe de calcanhar, deixou Damião na cara do gol. O centroavante teve tempo para desviar do goleiro, mas chutou em cima de Weverton, que ainda abafou o rebote de Otávio. O guri já havia dado nova vida ao ataque quando, aos 42 minutos, recebeu de Damião, deixou para trás um adversário e bateu a gol. A bola ainda desviou em um defensor e morreu dentro do gol. O 2 a 2 dava algum alívio ao Inter.
Mesmo com a pressão final dos torcedores, a equipe de Dunga não conseguiu a virada. E começa a patinar no Brasileirão.
BRASILEIRÃO — 13ª RODADA — 11/08/2013
INTER 2Muriel; Ednei (Cláudio Winck, 6"/2ºT), Ronaldo Alves, Juan e Kleber; Airton, Willians, Alex (Caio, 27"/2ºT) e D’Alessandro; Scocco (Otávio 27"/2ºT) e Leandro Damião. Técnico: Dunga
ATLÉTICO-PR 2Weverton; Léo (Jonas, 14"/2ºT), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; João Paulo, Zezinho, Everton e Paulo Baier (Junhino, 36"/2ºT); Marcelo e Dellatorre (Ederson 26"/2ºT). Técnico: Vágner Mancini
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES), auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior (SP) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Gols: João Paulo (A), aos 37 seg, Juan (I), aos 14 min do 1º tempo. Ederson (A), aos 29 min e Otávio (I), aos 42 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Willians, Airton (I). Dellatorre, Léo, Zezinho e Ederson (A)
Público e renda: –
Local: Estádio do Vale, Novo Hamburgo/RS
Próximo jogo Botafogo x Inter — Brasileirão — 14ª rodada
Quinta-feira — 15/08/2013 — 21h — Maracanã