O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, anunciou nesta terça-feira 13 um novo investimento no Estado; a montadora Foton Aumark construirá uma fábrica de caminhões em Guaíba; o início da produção está previsto para o segundo semestre de 2015 e deve ocupar cerca de 300 trabalhadores
13 de Agosto de 2013 às 15:58
Governo do Rio Grande do Sul – O governador Tarso Genro e o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, anuncio nesta terça-feira (13), um novo investimento no Rio Grande do Sul. Em cerimônia no Palácio Piratini, foi assinado protocolo de intenções com a empresa Foton Aumark, para construção de uma fábrica de caminhões, em Guaíba, com investimento previsto de R$ 250 milhões.
Inicialmente, a unidade importará cerca de 3 mil caminhões, conforme cota estabelecida pelo programa Inovar Auto, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A partir de 2015, os caminhões serão produzidos na fábrica em Guaíba, com progressiva nacionalização até atender a exigência de 65%, o que deve ocorrer em 2017.
Os modelos a serem fabricados no RS terão de 3,5 toneladas até 24 toneladas, com capacidade de produção anual de 21 mil unidades ao ano. Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais.
A planta atenderá ao mercado local e exportações para a América do Sul e África. A fábrica deverá ser construída entre 2013 e 2015 e será instalada em um terreno de 150 hectares. Para os fornecedores, será reservada uma área de 500 mil metros quadrados. O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2015 e deve ocupar cerca de 300 trabalhadores.
Também participaram do evento o secretário adjunto da Fazenda, André Paiva, o presidente do Banrisul, Tulio Zamin, e o representante da Foton Aumark, Luiz Carlos Mendonça de Barros.