Executivo de Três Passos participa de seminário da UERGS.
Na manhã de sábado (17/08), a unidade da UERGS Três Passos promoveu um seminário que debateu o papel da universidade estadual na Região Celeiro. O coordenador da UERGS em Três Passos, professor Mastrângello Lanzanova, explanou sobre a história e o futuro da unidade da Universidade na Região Celeiro – Curso de Agronomia.
Durante a exposição, fez um relato das diversas atividades desenvolvidas pela UERGS, cursos já realizados, alunos, estrutura e os desafios para o futuro da instituição.
Este ano será realizado um curso de pós-graduação e está em andamento o projeto para abertura de um mestrado. O grande destaque é a luta regional pela implantação do curso de agronomia, na unidade trespassense.
Para viabilizar o projeto, foi montado um protocolo de intenções envolvendo, além da UERGS, a ETEC Celeiro (Escola Técnica de Bom Progresso), e IFF Santo Augusto (Instituto Federal Farroupilha).
A idéia é fazer um intercâmbio docente entre UERGS e IFF; utilizar a estrutura da ETEC Celeiro para as aulas práticas, usando para isso os laboratórios de ensino/pesquisa/extensão das três instituições, além de otimizar os recursos e atender toda a região.
O pleito para abertura do curso de Agronomia na UERGS de Três Passos está em análise no CONEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS). Três unidades disputam a obtenção do curso, além de Três Passos estão no páreo Vacaria e Cachoeira do Sul.
Entre as autoridades presentes ao seminário estava o Prefeito em Exercício José Carlos Amaral, representando a administração municipal de Três Passos, que prometeu o empenho para reforçar a frente que luta pela obtenção do referido curso para nossa cidade.
José Carlos lembrou que a administração já doou o prédio que abrigava antigamente o Lions clube para a UERGS ministrar os cursos, e tem dado uma atenção especial para as demandas da universidade.
O chefe do executivo enfatizou que a região noroeste, região que será contemplada com o curso de agronomia, é por natureza essencialmente agrícola e nada mais justo que unirmos força para trazer para cá mais essa opção de ensino que refletira em uma melhora significativa na produção rural de nossa terra.
O resultado da unidade que será contemplada com o curso de agronomia será anunciado no próximo dia 06 de setembro.