Emater/RS-Ascar 50 Anos
em Três Passos
O trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural realizado atualmente pela Emater/RS-Ascar, tem sua origem em experiência pioneira no interior do Estado de Minas Gerais, em 1948. No Rio Grande do Sul, foi a partir de 1955, com a criação da ASCAR – Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, que iniciaram as primeiras ações articuladas em nível de Estado.
A partir de 1977, a ASCAR passou a atuar juntamente com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural- Emater/RS, igualmente uma sociedade civil de direito privado, sem intuito de lucro. Em 1998, o Serviço de Classificação e Certificação também foi assumido por essa Instituição.
A chegada da Extensão Rural em Três, Passos se deu por meio da ASCAR, na administração do prefeito João Francisco Barros em 13 de setembro de 1963, a equipe desta época era formada pelos Agentes de Extensão Octávio Roberto Soberon Burga, Dóris Belzer e Auxiliar administra Nilve Kich, criando desde então um elo indispensável entre as famílias rurais e os poderes constituídos.
.
O escritório municipal tinha como sede o porão da antiga prefeitura (rua Júlio de Castilhos onde hoje está situado o fórum). Os agentes de extensão naquela época trabalhavam com formação de lideranças através dos grupos de jovens chamados 4-S (saúde, saber, sentir servir), os quais facilitavam o acesso à informações trazidas pelos profissionais da ASCAR.
O objetivo da ação extensionista nesse período era o aumento da produtividade de milho e a melhoria da criação de suínos, para isso realizavam concursos de produtividades de milho e de leitões incentivando os jovens a serem futuros produtores de suínos. Também eram realizados projetos técnicos voltados para a construção de pocilgas e de paióis de tela com objetivo de proteger o milho do ataque do caruncho.
Na área social as agentes de economia doméstica, hoje Extensionistas Sociais, trabalhavam com as moças e senhoras, orientando sobre o preparo de alimentos, implantação de hortas, campanhas de controle de verminoses, construção de privadas, distribuição de filtros de barro e trabalhos manuais.
Este novo momento (2013) é marcado pelos debates em torno do social da sustentabilidade, das questões de gênero, sucessão familiar, produção de base ecológica, melhoria das condições de trabalho das famílias rurais, e as relações do homem com o meio ambiente. Estes são os desafios que irão nortear as ações Extensionistas nos próximos anos.
Percebe-se, portanto que a história da extensão rural em Três Passos, está vinculada a história da extensão rural no Brasil, e isto reforça a importância dos serviços oferecidos pela ASCAR EMATER/RS as famílias rurais.
Desde a fundação da ASCAR (1963) em Três Passos, muitos profissionais deixaram suas contribuições para o crescimento e o desenvolvimento da agricultura em suas diversas áreas. Atualmente a equipe municipal é composta por um Engenheiro agrônomo Arnaldo Tonellotto Junior, um técnico agrícola Kelvis Rauber, um assistente administrativo Eliéser Côrtes Machado e duas extensionistas sociais Izabel Arbo e Laurice Gelatti Diniz.
A trajetória percorrida pelos colegas nestes 50 anos foi feita com muito diálogo e uma grande parceria que se estabeleceu nestes anos e permanece até os dias de hoje. A todos que somaram esforços, dividiram desafios e concretizaram essa história , nosso agradecimento.
Laurice Gelatti Diniz
Extensionista Social da Emater/RS-Ascar