USD/BRL | ||
EUR/USD | ||
USD/JPY | ||
GBP/USD | ||
GBP/BRL |
Três Passos recebeu na última semana, a equipe do programa Vida no Sul, um projeto cultural promovido pelo Instituto Cultural Padre Josimo, com sede em Porto Alegre, para divulgar as manifestações culturais da região Sul do Brasil e da América Latina.
A produtora esteve no Galpão do Missioneiro, na localidade de Feijão Miúdo, onde reside o cantor Valdomiro Maicá e sua família, para fazer a gravação de três programas que serão veiculados nos próximos meses: um especial sobre os 25 anos da morte de Cenair Maicá; um especial sobre o cantor missioneiro Valdomiro Maicá, com destaque para sua obra musical; e um programa destacando o Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã, sediado em Três Passos, demonstrando a força do movimento costeiro, da música de barranca, que possui muito forte a temática da defesa do meio ambiente e da água.
Espaço para a literatura
Para valorizar a literatura regional, também foram gravados depoimentos com três escritores de nossa região, integrantes da Associação de Escritores Sabor das Letras: Evaldino José Schmitt, autor de duas obras (Pelas bandas de Pajurá / A volta por cima e outros causos de Pajurá); Odilon Gomes de Oliveira, autor de duas obras (Santo Augusto 1815/20 até 1940 / O Coronel Bicaco); e Teresinha Maria Lippert Schwanker, que, juntamente com Vera Lucia Bagetti Pohl, já escreveu seis obras (Da Criciúma à Crissiumal / Aventuras de Geléia / Brincando com as Nuvens / O passeio de Tatu) e que estão lançando o sétimo livro, intitulado “A trajetória de Cavanhas”, primeira obra infanto-juvenil das escritoras. As falas foram feitas na Biblioteca Cultural Salvador Lamberty, criada pela professora Carmen Maicá, junto ao Galpão do Missioneiro.
Conheça um pouco mais sobre o programa
O Vida no Sul é um programa de TV apresentado pelo músico Antonio Gringo e que abre espaço para a cultura que não aparece na grande mídia, valorizando a ação comunitária, a agricultura ecológica, a solidariedade e, principalmente, a participação popular na construção de uma vida melhor.
O projeto iniciou há 6 anos e há 4 anos produz um programa de TV semanal, hoje veiculado em quatro emissoras em rede nacional, regional e também na rádio. Já foram exibidos mais de 300 programas, com dezenas de artistas, diversas temáticas e histórias de inúmeros municípios. Um universo multicultural com as particularidades da vida no sul.
A partir dos próximos meses será lançado o programa Vozes do Interior, projeto que estará destacando artistas do interior gaúcho e suas obras e legados, onde também serão destacadas as imagens gravadas em Três Passos.
Especial 25 anos sem Cenair Maicá
No próximo dia 2 de janeiro de 2014 se completarão 25 anos da morte do cantor missioneiro Cenair Maicá. Cenair foi um cantor da natureza e do indígena da região das Missões. Nasceu em Tucunduva e viveu a maior parte da vida em Santo Ângelo. Passou parte de sua juventude na Argentina, fato marcante em sua personalidade musical e sentimento fraternal para com os hermanos missioneiros argentinos e uruguaios. Aos 17 anos de idade, num acidente, perdeu um rim, problema que mais tarde comprometeria sua saúde e influenciaria seu falecimento prematuro, em janeiro de 1989, após um transplante.
Sua arte e seu talento estiveram, constantemente, a serviço de sua terra e sua gente. Ao lado dos demais “Troncos Missioneiros” (os parceiros e amigos Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça), personificou a identidade histórica e cultural de sua região. Também, junto a eles, foi responsável por inserir as Missões no mapa histórico e cultural oficial do estado, desencadeando a redefinição de uma identidade gaúcha até então calcada quase exclusivamente na exaltação dos senhores feudais da região da campanha.
Para esse especial foram convidados o Grupo Missões e a Família Maicá. Um dos filhos de Cenair, Miguel Caraí, participou das gravações.
Especial Valdomiro Maicá
Filho de Orcina Sandoval Maicá e Armando Maicá, Valdomiro nasceu em uma família de dez irmãos, entre eles o também cantor nativista Cenair Maicá, com quem compôs algumas músicas ao longo de sua carreira. Desde os seis anos de idade, apresentava-se em escolas e rádios.
Em 1984, participou de seu primeiro festival nativista: o Chimarrão da Canção Missioneira, realizado na cidade de Coronel Bicaco. Ficou na segunda colocação com a música Gana Missioneira, de sua autoria junto com seu irmão Cenair, e letra de Nilo Bairros de Brum. Em 1996, em Bom Jesus, recebeu o troféu O CD Mais Autêntico do Rio Grande do Sul, por ocasião da 1ª Penca do CD Gaúcho.
Em 2005, lançou seu primeiro DVD, intitulado Raiz Missioneira, em comemoração aos vinte anos de carreira.
Possui 18 álbuns lançados na carreira, além de dois DVDs. É considerado um dos principais nomes da música missioneira, além de incentivador e participante do movimento costeiro.
Especial Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã
A música costeira ou de barranca, vem ganhando cada vez mais força e adeptos nos últimos anos. E o Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Yucumã, sediado em Três Passos e Esperança do Sul, é uma das vertentes desse seleto grupo que busca através da música, da poesia e da amizade, defender o a arte nativista e costeira, com letras que falam do meio ambiente e principalmente da água. Os festivais anuais ocorrem às margens de alguns dos principais rios do Sul brasileiro, dentre os quais o legendário rio Uruguai, na localidade de Barra Bonita, em Esperança do Sul, sede dos Costeiros do Yucumã, que foram convidados especiais para participar deste especial para a televisão. Na gravação, além de Valdomiro Maicá, estão os demais músicos do grupo: Cabo Alves, Ernesto Rodrigues Sobrinho, Nei Soligo, Severo, André Dressler e Alcione Cezar dos Santos.
Como assistir
Os programas serão veiculados em rede nacional pela TV Aparecida, canal que é reproduzido pelas antenas parabólicas. O especial de Valdomiro Maicá será levado ao ar no dia 14/12/2013. O especial sobre Cenair Maicá está previsto para ser reproduzido no dia 04/01/2014. E o programa sobre o grupo costeiro será veiculado no mês de janeiro de 2014, sem uma data ainda definida.
O projeto também pode ser conferido através do site: www.vidanosul.com.br.
*Vinicius Araujo – Rádio Alto Uruguai / Jornal Observador