Apresentando um futebol apático, sem impor o ritmo que normalmente vinha apresentando nos jogos em casa, o TAC foi surpreendido pelo Rio Grande e perdeu no Estádio Luiz de Medeiros pela primeira vez nesta Segundona: 2 a 0. O jogo ocorreu na tarde deste domingo (13/10).
Primeiro tempo
Apesar de enfrentar um adversário fragilizado, que vinha apresentando uma campanha irregular ao longo do certame, e contando com apenas os 11 jogadores que entraram em campo (sendo que os dois jogadores a disposição no banco de reservas eram os goleiros suplentes), o TAC não conseguiu superar o Vovô Rio Grande, pecando nas finalizações e sofrendo dois gols em erros do sistema defensivo.
No primeiro tempo, apenas o TAC buscou atacar. Porém, sem o mesmo ímpeto de outros jogos. Josimar, Fabio Buda e Alexandre pouco produziram e não aproveitaram as melhores chances criadas principalmente pelo volante Wagner e pelo lateral-esquerdo Luis Henrique.
Em uma das boas situações, aos 32 minutos, Fabio Buda cabeceou, a bola pingou na linha do gol e acabou tocando na trave. No último lance na primeira etapa, Deivid dominou na área e chutou colocado, mas a bola caprichosamente raspou a trave do goleiro Rafael, saindo pela linha de fundo.
Segundo tempo
Ao voltar do intervalo, o técnico Jair Galvão destacou que havia dado um puxão de orelhas em seu grupo, e o segundo tempo seria diferente, com mais raça para vencer a partida.
Porém, o TAC não contava com a superação e inteligência do Rio Grande. Logo a 1 minuto da etapa final, o uruguaio Cristian Fabián aproveitou falha de posicionamento dos dois zagueiros, dominou dentro da área e colocou na cabeça do centroavante Rafael Paraíba, que não perdoou.
A partir dessa ducha de água fria, o TAC acabou se desorganizando ainda mais em campo, confundindo vontade com pressa e afobação.
Não a toa, era o Rio Grande que continuava levando perigo, em rápidos contragolpes. Cristian Fabián perdeu boa chance aos 9 minutos. Mas Rafael Paraíba não desperdiçou uma segunda oportunidade, aos 26 minutos. Em mais um erro da zaga, o atacante entrou livre na área e apenas deslocou o goleiro Jair, ampliando para 2 a 0 e decretando a derrota dos três-passenses.
O TAC tentou algumas chances, na base do abafa, mas nada dava certo. As entradas de Adriano, Leo e Thalheimer, pouco acrescentaram à equipe.
TAC perde chance de garantir a liderança da chave
O TAC tropeça mais uma vez em casa em um momento decisivo, repetindo o primeiro turno. Desta vez, dificilmente deixará de se classificar para a fase de mata-mata, já que desta vez classificam-se quatro equipes de cada grupo (e, além disso, o TAC tem um bom saldo de gols e será beneficiado por confrontos diretos entre seus adversários). Porém, poderá deixar escapar a liderança do grupo, que lhe dá o direito de decidir em casa os jogos finais, se não conseguir um bom resultado no próximo domingo, jogando contra o Guarani, em Venâncio Aires.
A torcida, que saiu insatisfeita do estádio, espera um novo espírito do grupo, para que na fase final a equipe possa conseguir o grande objetivo, de classificar o TAC para a Divisão de Acesso do Gauchão 2014.
Ficha técnica:
TAC (0): Jair; Rossi (Leo), Gonçalves, Nicoletti e Luiz Henrique; André Tereza, Wagner, Deivid e Alexandre (Thalheimer); Josimar (Adriano) e Fabio Buda. Téc: Jair Galvão.
Rio Grande (2): Rafael; Wilson, Fabio Souza, Da Silva e Flavinho; Paulo Leomar, Tácio, Danilo Conceição e Cristian Fabián; Tiago e Rafael Paraíba. Téc: Julio Batisti.
Classificação do Grupo B:
1º – TAC – 10 pg e saldo 5
2º – Rio Grande – 10 pg e saldo 0
3º – Guarani-VA – 9 pg e saldo 2
4º – Bagé – 8 pg e saldo 0
5º Tupi – 7 pg e saldo 2
6º – 15 de Campo Bom – 7 pg e saldo -1
7º – Milan (desistiu da competição)
*Esta classificação atualizada já está computando os pontos de WO às equipes que enfrentariam o Milan, que acabou desistindo da competição. Também estabelecemos o saldo de gols já computando os resultados de 1 a 0. O TAC, que enfrentou o Milan nesse segundo turno e venceu por 3 a 0, mantém o saldo de gols favorável. A FGF deverá confirmar durante a semana esta situação.
Quarta-feira (16/10)
Tupi x Guarani-VA (jogo atrasado da 1ª rodada do 2º turno)
Domingo (20/10) – Última rodada do 2º turno – Grupo-B:
Guarani-VA x TAC
15 de Campo Bom x Tupi
Rio Grande x Milan (jogo cancelado e pontos já computado para o Rio Grande)
Folga: Bagé
Grupo-A:
Nova Prata x 14 de Julho
Palmeirense x Garibaldi
Marau x Sapucaiense
Folga: Guarany-Bag
Texto-Vinicius Bindé Arbo de Araujo – foto 92,5 fm