Olho na América: o caminho da dupla Gre-Nal por vaga no G-4 do Brasileirão
Confira a avaliação da tabela de jogos que Inter e Grêmio terão até o final do campeonato.
A 10 rodadas do encerramento do Brasileirão, Grêmio e Inter já sabem que o título a ser comemorado nesta competição é a vaga na Libertadores. Duas derrotas consecutivas não tiraram o favoritismo do Cruzeiro, que ainda se mantém muito distante do segundo colocado.
Na guerra local, a vantagem é do Grêmio. Terceiro colocado, soma nove pontos mais do que o Inter, fruto de uma regularidade que o rival não consegue manter. Desde a 14ª rodada, o time de Renato Portaluppi habita o G-4. Por quatro rodadas consecutivas, foi o segundo colocado, posição perdida no empate contra o Fluminense.
Sétimo lugar, o Inter teria que ultrapassar Vitória, Atlético-MG e Atlético-PR para alojar-se entre os quatro primeiros. O problema é que está oito pontos atrás do quarto colocado. Confira as pedras no caminho de cada um até o fim do campeonato.
29ª RODADA (16/10)
GRÊMIOCorinthians – 21h50min – Arena
Complicadíssimo
Sem Vargas e Kleber, o time perde em poder de fogo. Além disso, o Corinthians é um time que quase não sofre gols. Mesmo na 11ª posição, conta com a defesa menos vazada.
INTERSantos – 19h30min – Vila Belmiro
Jogo de alto risco
Contra Clemer, conta o fato de os gaúchos não conseguirem vencer na Vila Belmiro. Partida de seis pontos, uma vez que o time paulista está na nona colocação, a um ponto do Inter na tabela.
30ª RODADA (20/10)
GRE-NAL 398 – 16h – CentenárioComplicadíssimo
O Inter ganhou novo ânimo com Clemer. No Centenário, consegue criar um clima de envolvimento com a torcida que não existia no Estádio do Vale. E clássico, afinal, sempre são jogos difíceis. No retrospecto, os colorados estão invictos em Gre-Nais na temporada. São duas vitórias e um empate sob o comando do técnico Dunga.
31ª RODADA (27/10)
INTERSão Paulo – 16h – Centenário
Jogo de alto risco
Estar entre os times próximos ao Z-4 não condiz com o elenco e a tradição do São Paulo. Rogério Ceni e Luis Fabiano em campo comandados pelo técnico Muricy Ramalho não podem ser subestimados.
GRÊMIOCoritiba – 18h30min – Couto Pereira
Para vencer
Diferentemente do primeiro turno, quando ainda tinha uma equipe bem ajustada e até venceu na Arena, o Coritiba vem em franco declínio. Hoje, é sério candidato a ingressar na zona de rebaixamento.
32ª RODADA (3/11)
INTERAtlético-PR – 19h30min – Durival Britto
Jogo de alto risco
O time de Vagner Mancini fez frente ao Inter no Centenário, pelo Brasileirão, e no Estádio do Vale, pela Copa do Brasil. Vale lembrar: os dois times terão defendido a classificação na competição na semana anterior.
GRÊMIOBahia – 17h – Arena
Para vencer
A atual campanha do Bahia destoa das primeiras rodadas, quando chegou a integrar o G-4. Hoje, a principal característica da equipe de Cristóvão Borges é passar longos períodos sem obter vitórias em sequência.
33ª RODADA (10/11)
INTERBotafogo – 17h – Centenário
Complicadíssimo
Seedorf e companhia estarão lutando por uma vaga na Libertadores enquanto rezam por tropeços na tabela do líder isolado Cruzeiro.
GRÊMIOCruzeiro – 17h – Mineirão
Complicadíssimo
Mesmo com duas derrotas consecutivas, ninguém arrisca retirar do Cruzeiro a condição de favorito ao título. O jogo se torna ainda mais complicado por ser disputado no Mineirão, onde o time da casa foi derrotado somente uma vez.
34ª RODADA
INTER (14/11)Atlético-MG – 21h – Independência
Para vencer
É o momento de o Inter aproveitar o foco dos comandados de Cuca no Mundial de Clubes. Uma coisa é certa: os mineiros não terão o craque Ronaldinho, em recuperação da lesão muscular na coxa.
GRÊMIO (13/11)Vasco – 19h30min – Arena
Para vencer
Dos clubes de tradição do futebol brasileiro, o Vasco é, certamente, o que montou o grupo de jogadores mais frágil para o Brasileirão. Não é por acaso que já é apontado por muitos como um dos rebaixados.
35ª RODADA (17/11)*
INTERGoiás – Serra Dourada
Jogo de alto risco
Mais um time que a Dupla não consegue vencer fora de casa. O bom momento vivido pelo centroavante no Brasileirão Walter tem de ser levado em conta.
GRÊMIOFlamengo – Arena
Para vencer
O Flamengo passou quase todo o campeonato sob a desconfiança de seus torcedores. Já andou beirando a zona de rebaixamento. Obteve um leve crescimento ao mudar o comando técnico, mas é uma equipe fraca.
*A partir desta rodada, os horários dos jogos ainda não foram divulgados pela CBF
36ª RODADA (24/11)
INTER
Coritiba – Centenário
Para vencer
Os paranaenses chegaram a estar entre os líderes do Brasileirão, mas agora brigam para não cair à Série B. Se o discurso da direção é de crença de encerrar o campeonato no G-4, a vitória em casa é obrigação.
GRÊMIOPonte Preta – Moisés Lucarelli
Para vencer
É mais um sério candidato ao rebaixamento a cruzar o caminho do Grêmio na reta final do campeonato. É um time que mescla vitórias inesperadas, como no jogo contra o Botafogo, com derrotas injustificadas – Náutico, em casa.
37ª RODADA (1º/12)
INTERCorinthians – Pacaembu
Jogo de alto risco
Tite planeja estar na ponta de cima da tabela ao final do ano. Se a sequência de vitórias que o técnico tanto fala ocorrer, estará na cola do Inter para a disputa da última vaga no G-4.
GRÊMIOGoiás – Arena
Para vencer
O Goiás não pode ser considerado um time frágil. Walter, por exemplo, é um centroavante que se encaixaria em qualquer outro grupo. Mas quem quer chegar à Libertadores e joga em casa precisa se impor contra ele.
38ª RODADA (8/12)
INTERPonte Preta – Centenário
Para vencer
A tendência para a Ponte Preta no Brasileirão é o rebaixamento. Mesmo que as pretensões do Inter na temporada tenham ido por água abaixo, seria inaceitável encerrar o ano sem um resultado positivo.
GRÊMIOPortuguesa – Canindé
Alto risco
Quem olha a posição da Portuguesa na tabela logo enxerga um time sem recursos. Só que o técnico Guto Ferreira herdou uma campanha ruim, que indicava uma queda iminente. Gilberto é um centroavante perigoso.
ZHESPORTES