A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou em seu site oficial nesta sexta-feira o Regulamento Geral de Competições para 2014. A principal alteração foi a ampliação na cota de estrangeiros por time de três para cinco. O aumento era pleito de vários times brasileiros.
O líder no pedido para aumentar o limite de estrangeiros foi o Grêmio. Em seu site oficial, o clube gaúcho comemorou a conquista de mais dois ‘gringos’ em campo.
"Houve um pleito formal do clube em relação a isso e o Grêmio recebe com muita satisfação essa notícia porque abre uma possibilidade muito interessante em um mercado no qual nós atuamos há algum tempo. É importante pela abertura de mercado, pelo fato de o presidente Fábio Koff ser um dirigente de muita influência, pela mobilização do nosso jurídico acerca do tema e para o Departamento de Futebol que, desde o início, levantou essa bandeira. Além disso, essa possibilidade vai abrir um debate e um mercado para nossos jogadores no exterior", disse o diretor executivo de futebol Rui Costa.
Além do Grêmio, Vitória, Internacional e Cruzeiro também sofriam com o limite de três estrangeiros em campo por partida, vigente até esta temporada.
Outra novidade no Regulamento Geral de Competições é a volta das punições com partidas disputadas com portões fechados. Diferente deste ano em que o clube que perdesse o mando teria necessariamente que atuar em outro estádio.
O documento divulgado nesta sexta rege as competições organizadas pela CBF no próximo ano. É diferente, por exemplo, do que vale para Libertadores, regida pela Conmebol, em que a presença de jogadores estrangeiros é livre./uol/