PSB reuniu-se no sábado com representantes da Rede Sustentabilidade para uma análise do trabalho realizado durante o ano | Foto: PSB / Divulgação
O fim de semana foi de encontros, propostas e definições para três partidos, no Rio Grande do Sul. O PRTB divulgou os nomes dos pré-candidatos para as eleições de 2014, os peemedebistas realizaram o I Congresso do PMDB Mulher e o PSB realizou a última reunião do ano do diretório estadual do partido com a participação de representantes da Rede Sustentabilidade. Nesta segunda-feia (16) quem se reúne é o diretório estadual do PDT, que deverá escolher a nova executiva estadual da legenda. Romildo Bolzan foi eleito para dirigir o partido no estado por mais dois anos.
Durante encontro realizado, neste domingo (15), numa churrascaria da zona norte da capital gaúcha, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) apresentou a nominata da legenda com 20 candidatos à Assembleia Legislativa do RS, nove à Câmara dos Deputados e a pré-candidata ao Senado, Fátima Albrecht Kniphoff, de Cruz Alta. Os nomes deverão ser oficializados na convenção que acontecerá em junho de 2014.
Para o presidente estadual do PRTB-RS, Altair Alves Pereira, a nominata dos pré-candidatos é o “resultado de um amplo trabalho realizado no interior do Estado, fortalecendo a legenda e oferecendo uma nova proposta aos eleitores gaúchos.” Altair também anunciou que o presidente nacional do partido, Levy Fidelix, é pré-candidato à presidência da República.
Mulheres do PMDB
O I Congresso Estadual do PMDB Mulher foi realizado neste domingo (15), no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. A apresentação de Isabela Fogaça, cantando a música Somos Fortes, de Mimi Marques, foi um recado das mulheres peemedebistas, afirmando que estão preparadas para as eleições de 2014.
Ente os muitos políticos que falaram, estiveram o senador Pedro Simon, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça e o ex-governador Germano Rigotto. Padilha afirmou que o PMDB tem todas as condições de voltar ao Palácio Piratini. “Nas eleições de 2002, nesta época, tínhamos apenas 3% de intenções de voto e vencemos. Em 2006, tínhamos uma eleição ganha, mas perdemos”. E arrematou: “O único fator que define uma eleição é a vontade de ganhar e a força da militância”.

Fogaça para as mulheres do PMDB: “estamos reafirmando a natureza democrática do nosso partido” | Foto: PMDB / Divulgação
Fogaça afirmou estar convencido de que as mulheres farão a diferença no desempenho do PMDB nas eleições do ano que vem no estado. “As mulheres realizaram a maior das revoluções do Século XX, transformando a vida das pessoas, do comportamento dos jovens e das famílias. Ao associar este sentido claro de independência e harmonia partidária, estamos reafirmando a natureza democrática do nosso partido”, disse o ex-senador e ex-prefeito da capital gaúcha.
“Temos gente de excepcionais condições para concorrer a senador, a governador e até à presidência da República”, disse ao senador Pedro Simon, ao discursar. Para o ex-governador Rigotto, “Com a força das mulheres, o PMDB vai vencer as eleições”.
PSB faz balanço do ano
No sábado (14), os socialistas gaúchos fizeram um balanço do trabalho realizado durante o ano e destacaram a mobilização para construir a candidatura de Eduardo Campos à presidência da República. Avaliaram que o crescimento do partido, registrado nos últimos anos, tornou possível o protagonismo do PSB em nível nacional.
Para o presidente estadual da legenda, deputado Beto Albuquerque, a adesão da Rede Sustentabilidade e o apoio do PPS, que será oficializado nesta segunda-feira (16), demonstram a força que a candidatura socialista tem no cenário político eleitoral para 2014. No Rio Grande do Sul, diz ele, o partido “está constituído em 315 municípios, o que representa 91% do eleitorado gaúcho. Entre janeiro a novembro de 2013, recebemos cerca de 10 mil filiações e hoje contamos com mais de 50 mil filiados”.
“Produzimos bons resultados em 2013 e iniciaremos um novo ano cheio de desafios. Estamos num momento de tomada de decisões e temos como prioridade, como agenda política e temática central, a conquista da presidência da República com Eduardo Campos e Marina Silva”, destacou Beto Albuquerque. Para ele os esforços no RS seguem o mesmo objetivo: garantir um palanque competitivo que viabilize o projeto nacional do PSB, além de fortalecer as nominatas socialistas para aumentar a representação do PSB na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Com informações do PRTB, PSB e PMDB