COREDE CELEIRO E GOVERNO DO ESTADO REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER ORÇAMENTO ESTADUAL DE 2015
No último dia 11 de março, às 19 horas, no Auditório da Unijuí, em Três Passos, o Corede Celeiro, juntamente com o Governo do Estado, realizou Audiência Pública Regional com objetivo de definir as áreas prioritárias e estratégicas onde serão investidos recursos do orçamento do RS para o ano de 2015. A Audiência foi uma das maiores do Estado e contou com a presença de mais de 420 pessoas.
Na oportunidade os representantes do Governo do Estado fizeram um relato das obras e ações que estão sendo executadas desde o início do Governo Tarso e apresentaram um cronograma de pagamentos do passivo da Consulta Popular para os municípios da região celeiro.
O Presidente do Corede Celeiro, Carlos Eugênio Azevedo dos Santos, salientou que a região precisa definir as áreas prioritárias de acordo e conformidade com ações previstas no Plano Estratégico do Corede Celeiro, uma vez que este estudo demonstrou as principais deficiências da região sendo necessário depositar recursos em determinadas áreas para alavancar a economia regional.
Após a explanação por parte do Governo e do Corede Celeiro, foi aberto o debate para defesa das áreas que farão parte da cédula de votação do Processo de Participação Popular e Cidadã de 2014, orçamento 2015. Dentre as 16 áreas pré-definidas pelo Estado, até 10 poderiam fazer parte da cédula. Os presentes optaram por 09 áreas, que são elas:
- Desenvolvimento Econômico
- Desenvolvimento Rural
- Saúde
- Segurança Pública e Defesa Civil
- Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres
- Esporte, Lazer e Turismo
- Educação Superior
- Infraestrutura e Logística
- Educação Básica, Profissional e Técnica
O público presente também escolheu a Coordenação Regional do Processo de Participação Popular e Cidadã ficando assim constituída: Representantes do Governo: Cristiane Braucks, Marli Franke e Cerlei Godoy. Representantes do Corede Celeiro: Susan Egevarth, Felipe Stürmer e Marcos Dorneles. Representando a sociedade civil: Cesar dos Santos, Eduardo Gomes Vargas e Ivanor Johann.
A próxima etapa do Processo de Participação Popular e Cidadã acontecerá no mês de abril, onde os 21 Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comude) da região, terão a tarefa de coordenar e realizar as Assembleias Públicas Municipais. Nestas assembleias, os munícipes terão a oportunidade de esmiuçar as áreas e escolher os projetos que também farão parte da composição da cédula.
Depois dos encontros municipais, novamente a região estará se reunindo para participar da terceira etapa do Processo, isto é, o Fórum Regional da Participação Popular e Cidadão que acontecerá em maio.
A diretoria do Corede Celeiro, juntamente com o coordenador Regional do Processo, Luiz Paulo Faccioni, reforça o convite para que toda região participe das etapas e ajude a definir as prioridades e áreas que receberão recursos do Orçamento Estadual de 2015.