PRIMEIRA PLENÁRIA MICRORREGIONAL DA UFFS MOBILIZOU GRANDE PÚBLICO EM HUMAITÁ
Um grande encontro, realizado na terça-feira, dia 06/05, em Humaitá marcou a primeira plenária microrregional do Movimento Pró Universidade Federal Fronteira Sul na Região Celeiro. A presença maciça de mais de duas centenas de lideranças dos municípios de Crissiumal, Humaitá, Campo Novo, Braga, Sede Nova e São Martinho, demonstrou o quanto a região está comprometida com o projeto de expansão da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).
Lideranças políticas, educacionais, sindicais e jovens ligados aos Grêmios Estudantis e Diretórios Acadêmicos apresentaram propostas e defenderam o projeto de um Campus da UFFS na Região Celeiro.
Esta primeira plenária marcou o início da mobilização para discutir o tema “A Universidade que Queremos alinhada ao projeto de desenvolvimento regional”. Outros encontros acontecerão ainda nesta semana nos municípios de Chiapetta (07/05), Vista Gaúcha (08/05) com encerramento na cidade de Três Passos (09/05), na sede da UERGS. Todos iniciarão às 19 horas.
As primeiras manifestações das lideranças destacaram a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento da região e a necessidade de formar e capacitar técnicos para atuar no meio rural, como um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social dos municípios que compõem a região Celeiro.
Segundo o coordenador do Movimento Pró-Universidade Federal Fronteira Sul, José Carlos Bourscheid, “a realização dos Seminários é fundamental para o êxito do projeto, pois a comunidade regional será a principal protagonista na construção da Universidade que queremos. Ninguém melhor do que a população local para levantar as potencialidades e as debilidades da região e nessa perspectiva definir o perfil da Universidade e dos cursos que melhor atenderão a demanda existente na Região Celeiro”.
Ao final do encontro, foi constituído um comitê de mobilização municipal e microrregional com a presença de pelo menos três lideranças por município, os quais terão a missão de mobilizar seus respectivos municípios para o grande encontro final que realizado no dia 31 de maio em Tenente Portela no Clube Comercial.
O Movimento Pró UFFS e a Amuceleiro agradecem de forma especial à Administração Municipal de Humaitá, em nome do prefeito Luiz Carlos Sandri, pela excelente organização do evento e grande mobilização da comunidade local. Da mesma forma, agradecem o empenho dos prefeitos daquela microrregião que estiveram presentes e de todas as entidades que de uma forma ou outra contribuíram para o sucesso da plenária.