Ex-juiz Nicolau dos Santos Neto foi condenado pela participação em desvios de recursos da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo nos anos 90; ele estava preso desde dezembro de 2000 e foi beneficiado por decreto presidencial que concede a liberação de condenados com mais de 70 anos de idade que já tenham cumprido um quarto de suas penas
3 de Junho de 2014 às 05:39
247 – A Justiça mandou soltar o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, preso pela participação em desvios de recursos da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.
Ele estava preso desde dezembro de 2000 e foi transferido para prisão domiciliar em 2007 com problemas de saúde. O benefício foi cassado em março do ano passado. Desde então, ele estava detido na penitenciária de Tremembé.
Com 85 anos, o ex-juiz foi beneficiado pelo decreto presidencial nº 7.873, de 26 de dezembro de 2012, que concede a liberação de condenados com mais de 70 anos de idade que já tenham cumprido um quarto de suas penas.
O ex-juiz foi condenado por desviar cerca de R$ 170 milhões da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. Outros réus do caso, como o empresário e ex-senador Luiz Estevão, ainda aguardam em liberdade a conclusão do processo criminal.