Segundo o senador Pedro Simon (PMDB-RS) a possibilidade de o Brasil financiar a construção de um grande porto no Uruguai, vai contra a promessa do governo de investir na infraestrutura portuária brasileira; ele acredita que a ampliação do porto de Rio Grande custaria menos ao governo e reforçaria a importância desse terminal marítimo para o progresso da metade sul de seu estado
3 de Junho de 2014 às 05:55
Agência Senado – O senador Pedro Simon (PMDB-RS) criticou nesta segunda-feira (2) a possibilidade de o Brasil financiar a construção de um grande porto no Uruguai, o que, em sua opinião, vai contra a promessa do governo de investir na infraestrutura portuária brasileira.
Segundo Simon, o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à construção desse porto inseriria o Uruguai nas grandes rotas marítimas internacionais, concorrendo diretamente com os portos brasileiros, notadamente o de Rio Grande (RS).
O senador gaúcho condenou a falta de transparência sobre o investimento no Uruguai, comparando-o ao apoio brasileiro à construção do porto de Mariel, em Cuba.
Ele acredita que a ampliação do porto de Rio Grande custaria menos ao governo e reforçaria a importância desse terminal marítimo para o progresso da metade sul de seu estado.
– O porto do Rio Grande está dando um desenvolvimento, um crescimento, um avanço impressionante àquela cidade e àquela região. Eu diria que, nos últimos 50 anos, é o único fato positivo real que aconteceu com a metade sul. E a cidade está explodindo em desenvolvimento, em crescimento.