As fortes chuvas atingiram 149 municípios e deixaram 126 em situação de emergência no Rio Grande do Sul; foi o que apontou a Defesa Civil em relatório; outras duas cidades, Barra do Guarita, no Noroeste, e Iraí, no Norte, decretaram estado de calamidade pública. No mesmo dia, o governo gaúcho havia publicado no Diário Oficial do Estado o decreto de Situação de Emergência nas áreas de 124 municípios; a quantidade de pessoas fora de casa permanece a mesma: 18.391 mil gaúchos
9 de Julho de 2014 às 15:32
Rio Grande do Sul 247 – As fortes chuvas atingiram 149 municípios e deixaram 126 em situação de emergência no Rio Grande do Sul. Foi o que apontou a Defesa Civil em relatório divulgado na noite desta terça-feira (8). Outras duas cidades, Barra do Guarita, no Noroeste, e Iraí, no Norte, decretaram estado de calamidade pública. No mesmo dia, o governo gaúcho havia publicado no Diário Oficial do Estado o decreto de Situação de Emergência nas áreas de 124 municípios.
A quantidade de pessoas fora de casa permanece a mesma: 18.391 mil gaúchos, sendo 17.070 desalojados (casa de amigos ou parentes) e 1.321 desabrigados (precisam de abrigo público). As chuvas também provocaram duas mortes, e uma pessoa continua desaparecida.
A região mais atingida no estado é a Fronteira Oeste, por conta da cheia do Rio Uruguai. No entanto, segundo a Defesa Civil, dados do Departamento de Recursos Hídricos apontam que o nível do rio na região baixará gradativamente nos próximos duas, cuja previsão de retorno ao padrão é até quinta-feira (11).