O líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA), anunciou que solicitará ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, abertura de inquérito para apurar quem alterou os perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia; alterações foram feitas por endereços IP do Palácio do Planalto, o que o ministro Gilberto Carvalho considerou "abominável"; para o tucano, a condenação oficial não basta; "Atacar jornalistas é atacar a própria imprensa e a liberdade de expressão", diz Imbassahy
8 de Agosto de 2014 às 21:23
247 – O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), anunciou que solicitará ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que determine à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apurar os responsáveis pela alteração de perfis de jornalistas na Wikipédia, uma enciclopédia virtual na internet, a partir de um computador localizado no Palácio do Planalto.
Foram alterados os perfis de dois jornalistas: Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, ambos ligados à Globo. Miriam foi acusada de beneficiar o banqueiro Daniel Dantas e de fazer análises econômicas desastrosas; Sardenberg, de defender interesses da Febraban, a entidade que reúne os grandes bancos nacionais.
"Atacar jornalistas é atacar a própria imprensa e a liberdade de expressão", disse Imbassahy. "Não conseguiram, de maneira institucional, controlar o conteúdo da mídia e agora partem para atitudes criminosas, tentando abalar a credibilidade de jornalistas conceituados que apontam os erros cometidos pelo governo federal".
No Palácio do Planalto, o ministro Gilberto Carvalho afirmou que a alteração dos perfis de jornalistas foi algo "abominável" e disse ainda que a intenção é colaborar com as investigações. Além disso, o Palácio do Planalto vai bloquear o acesso da página de edição da Wikipédia a partir da rede de internet da presidência da República. É a primeira providência adotada como resposta à divulgação de que computadores conectados à rede da Presidência da República acessaram a Wikipédia para alterar perfis dos dois jornalistas. As alterações ocorreram em maio de 2013.