@zerohora.com.br
Coube a Barcos, sempre ele, resolver para o Grêmio também contra o Figueirense. O artilheiro da equipe na temporada e no Brasileirão marcou de pênalti o gol da vitória por 1 a 0 na Arena ontem. Com o resultado, o time de Felipão segue na caça ao G-4, em sexto, com 50 pontos, um atrás do Atlético-MG, o quarto colocado.
Ao deixar Fellipe Bastos e Walace no banco de reservas, Felipão apostou em um novo trio de volantes contra o Figueirense. Com Ramiro, Riveros e Matheus Biteco, o técnico buscava aliar marcação e transição de bola ao ataque, que contava com os retornos de Dudu e Barcos após suspensão.
A medida deu o primeiro resultado a 9 minutos, quando Barcos insistiu em jogada pela direita e cruzou na área. Só que nenhum gremista conseguiu aproveitar. O Figueirense investia nos arremates de fora da área. O time catarinense, em menos de 10 minutos, levou perigo por duas vezes, com Rivaldo, a 12, e Giovanni Augusto, aos 19, que buscavam o canto esquerdo de Grohe.
Logo em seguida, o Grêmio respondeu de forma contundente. Foi aos 21, através de Dudu, em uma de suas boas arrancadas pela esquerda, que cruzou na área para Luan cabecear na trave.
O Grêmio, no entanto, sofria para criar oportunidades. Tanto que só construiu outra chance de gol aos 34, quando Luan levantou para Dudu, dentro da área, que trombou com um zagueiro do Figueirense. Mas o árbitro Vinícius Furlan nada assinalou.
Na jogada seguinte, outro lance polêmico. Mas desta vez Furlan marcou pênalti. Isto porque Zé Roberto avançou pela esquerda e disputou com Nirley, que errou o carrinho, mas encostou com o braço esquerdo na bola. A cobrança ficou a cargo de Barcos, goleador gremista na temporada. Aos 37 minutos, com tranquilidade, deslocou o goleiro Tiago Volpi para marcar seu 28º gol neste ano e seu 13º no Brasileirão — igualando Marcelo Moreno como vice artilheiro na competição.
O segundo tempo iniciou em alta velocidade. O Grêmio demonstrava mais inspiração para chegar ao gol adversário, criando três oportunidades nos primeiros 10 minutos. Aos cinco, Luan arriscou da entrada da área para boa defesa de Volpi. Aos sete, o garoto também finalizou em cima do goleiro, que deu rebote não aproveitado por Barcos. E aos nove, foi o argentino que aproveitou passe de Biteco para concluir ao gol.
O Figueirense, com Mazola, até tentava alguma escapada. Aos 21, Marcão arrancou pela esquerda e finalizou para defesa de Grohe. Mas ao final, a torcida comemorou uma vitória que mantém o Grêmio na briga pelo G-4.
BRASILEIRÃO — 30ª RODADA — 22/10/2014
GRÊMIO 1
Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Bressan, Zé Roberto; Ramiro, Riveros, Matheus Biteco, Luan (Walace, 26’/2ºT), Dudu (Erik, 40’/2ºT); Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari
FIGUEIRENSE 0
Tiago Volpi; Jefferson, Thiago Heleno, Nirley e Cereceda; Paulo Roberto (Pablo, 32’/2ºT), Rivaldo, Marco Antônio, Giovanni Augusto; Clayton (Mazola, int.), Marcão (Everaldo, 28’/2ºT)
Técnico: Argel Fucks
Gols: Barcos (G), aos 37 minutos do primeiro tempo.
Arbitragem: Vinícius Furlan, auxiliado por Rogério Zanardo e Vicente Romano Neto (trio paulista).
Cartões amarelos: Paulo Roberto, Marco Antônio (F); Luan, Riveros, Zé Roberto (G).
Renda: R$ 364.664,00
Público: 18.815 (total)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.
PRÓXIMO JOGO — BRASILEIRÃO
25/10/2014, SÁBADO, 18H30MIN
CORITIBA X GRÊMIO