Marcos Losekann será o patrono da 43ª FETRELI
A 43ª FETRELI – Feira Trespassense do Livro – acontecerá de 09 a 16 de maio deste ano no Salão de Eventos do Colégio Ipiranga.
Além da excelente quantidade e qualidade de obras que virão a Três Passos, a grande novidade é a presença do ex-aluno do educandário e jornalista Marcos Losekann.
Losekann nasceu em janeiro de 1966, na cidade de Independência- RS e, quando adolescente, sua família se mudou para Três Passos e ele estudou no Colégio Ipiranga de 1979 a 1982.
A trajetória profissional de Marcos Losekann começou em 1984, quando trocou o Direito pelo Jornalismo, dando início à sua carreira na RBS TV em Cruz Alta. Depois de passar pelas emissoras de televisão de Pelotas e Caxias do Sul e pela Rádio Gaúcha de Porto Alegre, transferiu-se para Santa Catarina, onde prosseguiu como repórter da RBS TV Florianópolis. Aos 22 anos, tornou-se um dos mais jovens repórteres da TV Globo, passando a ser responsável pelas reportagens estaduais (SC) veiculadas em rede nacional.
Em 1990, a Globo o convidou para integrar a sua equipe de repórteres especiais, desta vez em Brasília, onde permaneceu até 1992.
Seu próximo destino foi a Amazônia. Vivendo em Manaus, Losekann tornou-se correspondente em todo o território amazônico, cobrindo Acre, Rondônia, Amazonas, Amapá, Roraima, parte do Tocantins e o Pará, além dos países ao redor da Amazônia brasileira. Como enviado especial a Quito, fez sua primeira cobertura de guerra Equador x Peru, em 1994. Destacou-se como repórter investigativo, ao divulgar inúmeros casos de corrupção e improbidade administrativa em governos estaduais e municipais da região amazônica; revelar rotas de tráfico de drogas na Amazônia; e denunciar incontáveis crimes ambientais praticados especialmente por madeireiros.
Durante o período em São Paulo, Marcos Losekann deu a conhecer seu primeiro livro, “O Ronco da Pororoca, Histórias de um Repórter na Amazônia”, lançado pela Editora Senac1.
Entre os meses de janeiro e julho de 2000, trabalhou novamente na TV Globo no Rio de Janeiro. Em agosto foi transferido para o escritório de jornalismo da emissora em Londres, lá permanecendo até 2004, quando foi transferido para Jerusalém, tornando-se o primeiro correspondente de uma televisão brasileira para o Oriente Médio.
Cobriu o conflito entre palestinos e israelenses, com reportagens em Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
Em julho de 2006 cobriu a guerra entre Israel e Líbano, mais precisamente contra os militantes fundamentalistas do grupo libanês Hizbollah.
Antes de deixar o Oriente Médio, Losekann lançou seu primeiro livro não-reportagem, “O Dossiê Iscariotes” (editora Planeta do Brasil), integrante da trilogia Entrevista com Deus, seguido do “O Segredo do Salão Verde” (2007) e do terceiro e último da trilogia, “Entre a Cruz e a Suástica”, lançado em maio de 2009. São obras de ficção, mas com resquícios de realidade.
Em dezembro de 2006, Losekann foi convidado pela direção da Central Globo para voltar a Londres, dessa vez na condição de correspondente-chefe do escritório de jornalismo naquela cidade, com abrangência de cobertura em toda a Europa, África, Ásia e Oriente em geral. Assumiu o cargo em janeiro de 2007 e lá ficou até 2013, quando foi transferido de Londres para Brasília.
Marcos Losekann, sua esposa e suas duas filhas estarão na 42º FETRELI nos dias 10 e 11 de maio.