MAIS DE 230 ENTIDADES DA REGIÃO CELEIRO PARTICIPARÃO DO PROCESSO ELEITORAL DA UFFS
O Movimento Pró-UFFS da região Celeiro reuniu no último dia 07 de abril, na sede da AMUCELEIRO os 21 Conselhos Municipais de Desenvolvimento – COMUDES, lideranças sindicais, empresariais, educacionais e movimentos sociais, com o objetivo de mobilizar a região para participar da consulta prévia para a escolha da próxima reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, que tem sede em Chapecó e campi nos três Estados do Sul.
Para poder participar da eleição, cada entidade deve estar credenciada a um dos Campi da Universidade e terá direito a um voto. No dia 26 de maio, data da eleição, a região Celeiro está organizando uma grande caravana que irá se deslocar até o município de Cerro Largo, que é o campus de abrangência da região, para participar da eleição.
A região Celeiro, mais uma vez demonstrou seu compromisso com a UFFS e sua grande capacidade de mobilização. Foram cadastradas 231 entidades, um registro que superou todas as expectativas. A região estará presente na primeira eleição para a reitoria da UFFS, fato inédito e histórico entre as Universidades Federais do Brasil.
Para os integrantes do Grupo Técnico Estratégico do Movimento pró UFFS Celeiro, a região já é parte integrante da Universidade e a cada dia está mais envolvida com as ações da mesma fazendo parte da história da Universidade, principalmente de momentos importante como é o caso da consulta prévia para escolha da nova reitoria. “Estamos no caminho certo. A região Celeiro está imbuída e comprometida com a expansão e fortalecimento da UFFS. Estamos fazendo nossa parte”, afirmou José Carlos Bourscheid, coordenador do Movimento da região Celeiro.
COMO SERÁ O PROCESSO ELEITORAL: A LISTA TRÍPLICE
Em reuniões realizadas no mês de setembro de 2014, o Conselho Universitário da UFFS (CONSUNI) finalizou a discussão sobre a regulamentação do processo de consulta prévia. Conforme a Resolução nº 21/2014-CONSUNI, a consulta terá a participação dos quatro segmentos da Comunidade Universitária (docentes, técnicos-administrativos, estudantes e comunidade regional) cada um com 25% de peso na votação.
O processo para escolha de reitor, vice-reitor e diretor de campus é chamado de consulta prévia, pela sua diferenciação da votação direta, como é o caso de escolha de prefeitos, vereadores e outros cargos. Conforme Amauri, “trata-se de consulta prévia porque ela elege uma liste tríplice com os três primeiros colocados em ordem de maior votação”.
Para escolha do reitor e vice-reitor, a comunidade universitária votará, entre as candidaturas, em um nome para integrar a chamada lista tríplice, que será formulada pelo CONSUNI com base nos nomes mais votados. Esta lista será enviada, pelo mesmo Conselho, à Presidência da República. A Presidência, então, procederá à nomeação do reitor da Instituição, a partir dos três nomes apresentados.
A necessidade de uma lista tríplice está prevista no Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes de instituições federais de ensino superior.
Outras informações a respeito do pleito podem ser obtidas na Resolução nº 21/2014-CONSUNI, no Edital de regulamentação 01/2015 ou junto às comissões eleitorais locais, constituídas nos Campi, ou junto à Comissão Eleitoral Geral, pelo e-mail: ceg.consulta@uffs.edu.br.