BANCADA GAÚCHA SE REÚNE COM SARTORI APÓS SANTA CASA AMEAÇAR CORTAR LEITOS
A bancada gaúcha na Câmara dos Deputados se reúne com o governador José Ivo Sartori, no final da manhã desta segunda-feira, para discutir os encaminhamentos a serem realizados em Brasília em razão da crise enfrentada pelos hospitais filantrópicos e demais instituições de saúde do Estado. O encontro acontece após a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciar aos parlamentares em Brasília que 118 leitos (17%) do SUS poderão ser fechados por endividamento causado pela falta de repasses.
Segundo o deputado federal Giovani Cherini (PDT), um dos articuladores da reunião, a intenção é agendar uma audiência pública com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Brasília, para que os repasses à saúde não sofram contingenciamento.
“Os hospitais estão com uma dívida enorme. E o problema dos hospitais é custeio. Não é obra, não são equipamentos que faltam. Pode contingenciar tudo: menos a saúde. E nós queremos, com o governador e com o prefeito (José) Fortunati, marcar uma audiência com o ministro Joaquim Levy para que não haja contingenciamento na saúde”, explicou o parlamentar.
O encontro, que acontece às 11h30min, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, contará com a presença do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, e do prefeito da Capital, José Fortunati (PDT). Além disso, representantes das entidades filantrópicas também vão debater alternativas para os repasses à saúde.
Rádio Guaíba