O domingo de reverência a Fernandão foi fechado com chave de ouro no Beira-Rio. Em meio às homenagens ao ídolo que faleceu um ano atrás, o Internacional dominou o Coritiba e venceu por 2 a 0, gols de Vitinho e Nilmar, em jogo da sexta rodada do Brasileirão. O segundo triunfo no campeonato veio com um time mais perto do considerado ideal e boa atuação – especialmente no primeiro tempo.
Ao contrário do que fez contra o Palmeiras, na última quinta-feira, Diego Aguirre escalou Nilmar e Lisandro López juntos. Além deles, a presença de um Vitinho inspirado e um Anderson inteligente foram alicerces da atuação segura em casa. No lugar da intensidade vista em jogos da Copa Libertadores, o Inter se baseou na qualidade técnica para resolver a partida antes do intervalo. No segundo tempo o ritmo caiu muito e Lisandro López chegou a ser expulso, mas o placar não ficou em xeque.
Com o resultado, o Internacional chega aos nove pontos e acumula a segunda vitória no Campeonato Brasileiro. A outra também foi conquistada no Beira-Rio, diante do Avaí com um gol de Vitinho. Já o Coritiba perdeu a quarta seguida, continua estacionado nos três pontos e põe Marquinhos Santos a perigo com chance de ser demitido.
Como foi o jogo
- Primeiro tempo – O Coritiba não ficou retrancado e o Internacional agradeceu. Depois dos primeiros minutos, o time de Diego Aguirre encaixou a marcação e dominou o primeiro tempo com facilidade. Troca de passes rápida, lançamentos longos de Anderson e movimentação intensa no ataque foram as chaves. Vitinho, aos 25, acertou um chutaço e marcou bonito gol para confirmar a supremacia vermelha. Nilmar, após chute de Lisandro López na trave fez o segundo aos 35. Mas o Colorado poderia ter ido para o vestiário vencendo por mais. O próprio Nilmar perdeu chance incrível quando o placar estava fechado e foi acompanhado por Anderson e Valdívia.
- Segundo tempo – Com a vantagem e sob um sol intenso, o Inter foi bem diferente na etapa final. Mais lento e pensativo com a bola nos pés, sem tantas ultrapassagens e jogadas pelos lados, o Colorado seguiu com domínio do confronto. Porém sem profundidade e por vezes dando campo ao Coritiba. Ruy, aos 26, obrigou Alisson a fazer grande defesa no ângulo esquerdo e ficou nisso. Aos 34, Lisandro López fez falta e recebeu cartão amarelo. O argentino reclamou depois e acabou expulso.
Destaques
- Mosaico e minuto 9 – Antes da bola rolar, o Beira-Rio virou moldura de um mosaico em homenagem a Fernandão. "F9 Eterno Capitão" foi a mensagem formada em letras brancas na arquibancada inferior, em setor nobre do estádio. Nova reverência foi feita quando o cronômetro bateu nos nove minutos. O telão deu a senha e o público aplaudiu e gritou ‘uh, Fernandão’.
- Nilmar capitão – Sem D’Alessandro e Alex em campo, Nilmar atuou com a braçadeira de capitão. O atacante usou uma faixa preta – de luto pelo um de falecimento de Fernandão.
- Wellington Paulista fora – Emprestado pelo Inter ao Coritiba, o centroavante ficou de fora da partida por decisão do time paranaense. Por contrato, ele até poderia ser usado.
- Só de cueca – Na metade do segundo tempo uma cena inusitada. Cáceres foi obrigado a trocar o calção e não se intimidou. Trocou a peça rasgada por uma nova diante do banco de reservas. A imagem do gringo apenas de cueca gerou um apupo da torcida e motivou um movimentou para lá de rápido.
Melhores
- Anderson, Internacional – Posicionado como volante, camisa oito foi centro da maioria das jogadas do Inter. Com lançamentos longos, serviu Artur, Vitinho, Nilmar e Lisandro López. Também se mostrou à vontade para comandar a saída de bola da defesa orientando os outros jogadores.
- Vitinho, Internacional – Com dribles curtos e arrancadas pelo lado do campo, meia-atacante fez bom jogo. A atuação foi coroada pelo golaço que abriu o placar. Um chute violento e alto que ainda tocou no travessão antes de balançar a rede.
Piores
- Negueba, Coritiba – Camisa sete insistiu em fazer as escolhas mais difíceis e liquidou com boa parte das investidas do Coritiba.
- Norberto, Coritiba – Foi driblado com um toque de coxa de Vitinho, no lance que terminou com o primeiro gol do Inter. No apoio foi fraco.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 0 CORITIBA
Data e hora: 07/06/2015 (domingo), às 11h (Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 41.954 pessoas (35.766 pagantes)
Renda: R$ R$ 1.227.650
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorense (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Cartões amarelos: Vitinho, Anderson, Lisandro López, Rodrigo Dourado (INT); Fabrício, Thiago Galhardo, Norberto, Ruy, Henrique (CTB)
Cartão vermelho: Lisandro López (INT)
Gols: Vitinho, aos 25 minutos e Nilmar, aos 35 minutos do primeiro tempo;
INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Artur; Rodrigo Dourado, Anderson (Rafael Moura), Valdívia (Nico Freitas), Lisandro López e Vitinho (Alex); Nilmar
Técnico: Diego Aguirre
CORITIBA: Bruno; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Henrique; Fabrício (Cáceres), João Paulo, Ruy, Thiago Galhardo (Ícaro) e Negueba; Raphael Lucas (Wallyson)
Técnico: Marquinhos Santos