Prefeito de Braga, Luis Carlos Balestrin, Governador José Ivo Sartori e vereador de Braga Everaldo Mangini
O prefeito de Braga, Luis Carlos Balestrin (Portela) cumpriu importante agenda em Porto Alegre, destacando-se a audiência com o Governador do Estado, José Ivo Sartori, no dia 10 de Junho, às 10:00 horas, no Palácio Piratini. Acompanhado pelo Prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, o Prefeito de Braga, solicitou ao Governador providências, através da Secretaria de Transportes e DAER, visando a conclusão da pavimentação asfáltica da ERS 518 que liga os dois municípios e estes à BR 468, com a execução dos serviços de pintura, sinalização, colocação de placas e execução de acostamentos. Solicitou, também, a construção da ponte sobre o Rio Turvo, tendo em vista que a atual ponte, além de constituir-se em desvio dessa rodovia, não oferece as devidas condições de uso, trafegabilidade e segurança aos usuários pelo desgaste e vários anos de uso. O Governador do Estado acolheu os pedidos e garantiu aos dois prefeitos o encaminhamento dos mesmos às esferas competente: Secretaria dos Transportes e DAER, para providências.
Ainda na Capital do Estado, o Prefeito Balestrin foi recebido, juntamente com vários prefeitos do Estado, no dia 11, ás 9 horas, pelo Secretário Estadual da Saúde, João Gabardo, para tratar da situação dos hospitais de pequeno porte, como é o caso de Braga. O Secretário da Saúde foi taxativo quanto à necessidade de racionalização nas internações que deve ser realizada em todos os hospitais e descartou qualquer aumento de recursos para os hospitais do RS, afirmando que o orçamento é de um bilhão para toda a área, incluindo 245 unidades filantrópicas. “Todos os hospitais vão ter que passar por um processo de mudança e fazer uma reflexão de redução em suas demandas. O que precisamos é reduzir internações desnecessárias de pacientes que podem ser atendidos ambulatorialmente . Quem não fizer isso vai ter muita dificuldade para evitar a crise”, afirmou Gabardo aos prefeitos.
Finalmente, em Porto Alegre, o prefeito de Braga esteve no BADESUl, no dia 10, ás 16 horas, tratando junto à área financeira do mesmo, da inclusão do município nos Programas PROVIAS e PIMES, na programação deste ano. No programa PROVIAS, solicitou o financiamento de R$ 350 mil para aquisição de um rolo compactador. No programa PIMES – Infraestrutura urbana, o aporte de mais R$ 350 mil para iluminação pública na cidade e no distrito de Pedro Garcia.(Planeta-FM)