Foi um domingo para o Santos esquecer. O Alvinegro Praiano perdeu a terceira partida consecutiva no Brasileirão, deixou por terra invencibilidade de 17 jogos na Vila Belmiro na temporada e ainda entrou na zona de rebaixamento. Em momento oposto, o Grêmio chegou à quinta vitória seguida e virou líder provisório do Brasileirão.
O tricolor gaúcho apresentou bom futebol, dominou a maior parte do jogo e fez 3 a 1 com gols de Pedro Rocha, Galhardo e Yuri Mamute. Já o Santos, que jogou mais da metade da partida com um jogador a menos, porque Geuvânio foi expulso ainda no primeiro tempo, descontou com o artilheiro do campeonato: Ricardo Oliveira.
Basta o Atlético-MG não vencer o Inter, ainda nesse domingo, às 18h30, que o Grêmio termina a 11ª rodada na ponta da tabela devido aos critério de desempate – tem uma vitória a mais que o vice-líder Sport. Já o Santos desce para a 17ª posição e é o primeiro na zona da degola.
Fases do jogo
- 1º tempo – De um lado, um time invicto em casa na temporada. Do outro, uma equipe embalada por quatro vitórias seguidas no Brasileirão. Atmosfera de um bom jogo que se confirmou na Vila Belmiro. E o Grêmio disse a que veio aos 3 minutos, com gol de Pedro Rocha ao fim de ótima trama coletiva. O Santos até ensaiou uma reação, mas Geuvânio foi expulso com 28 minutos e diminuiu as chances do Peixe. A partir daí, foi pressão do Grêmio, que ainda poderia ter aumentado com Giuliano, Douglas e Marcelo Oliveira.
- 2º tempo – O Grêmio voltou dos vestiários da mesma forma: dominando o Santos. E chegou ao segundo gol mais uma vez aos 3 minutos, novamente em linha de passe que terminou com bomba de Galhardo no canto de Vanderlei. Mas o time da Vila Belmiro não se entregou e diminuiu o placar com Ricardo Oliveira, com bela assistência de Lucas Limas. O Santos até ameaçou buscar o empate, chegou mais uma vez com perigo, mas Yuri Mamute fechou a conta para o Grêmio e colocou o Peixe na zona do rebaixamento.
Destaques
- Expulsão relâmpago – Aos 26 minutos do primeiro tempo, Geuvânio fez falta dura em Luan, tomou cartão amarelo e deixou o campo com o nariz sangrando para ser atendido. Dois minutos depois, voltou ao gramado sem autorização do juiz, roubou a bola do jogador do Grêmio e iniciou contra-ataque. Resultado: segundo cartão amarelo e expulsão. Replay do canal Premiere, porém, mostrou no lance o árbitro erguendo o braço esquerdo em direção do quatro árbitro – o que pode ter confundido o meia santista.
- Artilheiro – Ricardo Oliveira é o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 7 gols, e o jogador de Série A que mais marcou na temporada, com 19 bolas na redes. Grande ano do goleador de 35 anos que chegou sob descrença, mas já foi eleito o melhor jogador do Campeonato Paulista e tem sido peça fundamental no Peixe.
Brasileirão 2015 – 11ª Rodada Santos 1
Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Ricardo, David Braz e Caju; Thiago Maia (Neto Berola), Lucas Otávio (Rafael Longuine) e Lucas Lima; Geuvânio, Gabriel (Nilson) e Ricardo Oliveira. Técnico: Marcelo Fernandes.
Grêmio 3
Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Rhodolfo (Erazo) e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Douglas (Moisés), Giuliano e Pedro Rocha (Yuri Mamute); Luan. Técnico: Roger Machado.
Gols: Pedro Rocha (4min/1ºT), Galhardo (3min/2ºT) e Mamute (35min/2ºT) ; Ricardo Oliveira (29min/2ºT)
Cartões amarelos: Geuvânio, Caju, David Braz e Gabriel (S)
Cartão vermelho: Geuvânio (S)
Local: Vila Belmiro.
Árbitro: Felipe da Silva (PR – Asp. Fifa).
Auxiliares: Rafael Trombeta e Luciano Roggenbaum (ambos do PR).