Colorado pode se tornar tricampeão da América em menos tempo que outros brasileiros
O jogo contra o Tigres em Monterrey, nesta quarta-feira, não vale só vaga na final da Copa Libertadores. Se eliminar o time de Rafael Sóbis e companhia, o Internacional ficará mais perto de superar todos os clubes brasileiros que já ganharam o maior torneio do continente. Não em número de taças, mas em tempo necessário para levantar o mesmo troféu três vezes.
São Paulo e Santos são os brasileiros que mais venceram a Libertadores, mas demoraram – cada um do seu jeito – para obter suas glórias. A equipe do Morumbi faturou o tricampeonato em um intervalo de 13 anos. O clube do litoral paulista precisou de quase cinco décadas para repetir o feito do rival. O Inter, chegando à decisão de 2015, ficará a dois jogos de obter a mesma marca em apenas nove anos.
Com os títulos de 2006 e 2010, o Colorado já igualou as façanhas de Cruzeiro e do arquirrival Grêmio. Superar o tradicional adversário da cidade naturalmente é uma motivação extra, mas já existe uma vantagem. O time de Minas Gerais se tornou bicampeão em 21 anos. Enquanto isso, o tricolor precisou de 12 para erguer a Libertadores duas vezes.
Outra estatística também joga a favor do Inter: com três finais da competição no currículo, o clube tem 66% de aproveitamento na decisão. Só o Santos, com 75%, foi melhor. O São Paulo, vice em três oportunidades é o brasileiro que mais chegou a última fase do torneio.
Tigres-MEX e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 22h (Brasília), no estádio Universitário de Monterrey. Com a vitória de 2 a 1 no Beira-Rio, o time comandado pelo uruguaio Diego Aguirre pode empatar e perder com escore a partir do 3 a 2 para chegar à final. E se aproximar da marca de time brasileiro mais fulminante na Libertadores.