MOVIMENTO PRÓ UFFS CELEIRO PRESENTE NA POSSE DA REITORIA DA UFFS
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou na última sexta-feira (25), em Chapecó, a cerimônia institucional de posse do Reitor, Vice-Reitor e diretores de Câmpus.
A reitoria e os diretores foram escolhidos pela comunidade interna e externa da universidade em maio de 2015, por meio de uma consulta prévia. A região Celeiro participou desse processo com mais de 200 entidades que se cadastraram para votação e se deslocaram até Cerro Largo para escolher os próximos gestores da UFFS.
Durante a solenidade foram diplomados todos os integrantes da gestão da UFFS (pró-reitores e secretários especiais).
Jaime Giolo e Antonio Andrioli, empossados respectivamente reitor e vice-reitor da UFFS, em seus pronunciamentos exaltaram a trajetória de conquistas da universidade nesses seis anos de existência. Ambos ressaltaram o caráter público e popular da UFFS, bem como reassumiram o compromisso em manter as bases em que a universidade foi construída e alicerçada, ou seja, com uma proposta diferenciada que busca atender alunos provenientes de escolas públicas, filhos de agricultores e outros grupos que até então tinham dificuldades de ingressar nos bancos universitários públicos. Os reitores também fizeram referência ao processo de expansão da universidade, tanto interno quanto externo e finalizaram apresentando o relatório de gestão Pro Tempore 2009-2015 (onde os gestores eram indicados pelo Ministério da Educação), que foi distribuído entre os presentes no final da cerimônia.
A solenidade da UFFS também homenageou o primeiro Reitor pro tempore, Dilvo Ristoff, com o título “Professor Honoris Causa”, como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho realizado frente a reitoria, na fase inicial da universidade.
A cerimônia contou com a presença de representantes dos três Estados de abrangência da UFFS, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dentre alunos, docentes, lideranças políticas e sociedade civil. Da região Celeiro estiveram presentes representantes dos municípios de Três Passos, Tenente Portela e Redentora, inclusive da comunidade indígena.
Para os membros da coordenação do Movimento Pró UFFS Celeiro, a participação em momentos especiais como este é fundamental para fortalecer ainda mais o credenciamento da região como candidata a sediar um futuro campus da UFFS.
Foto: Marcia Mueller Medeiros (vereadora de Tenente Portela), Susan Egevarth (secretária executiva da Amuceleiro), Ivann Carlos Lago (diretor do câmpus Cerro Largo), Jaime Giolo (reitor), Antonio Andrioli (vice-reitor) e José Carlos Bourscheid (coordenador do Movimento Pró UFFS Celeiro)