Forças de segurança realizam Operação Fronteira Sul 2015 com ações na região
Iniciou na segunda-feira (02/11) a Operação Fronteira Sul/2015, realizada pelo Comando Militar do Sul (CMS). A ação se destina a proporcionar o adestramento às tropas no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais. A operação, realizada periodicamente, faz parte do cronograma de atividades do Exército e visa proporcionar o adestramento militar por meio de atividades permanentes de planejamento e execução relacionadas com ações operacionais, logísticas, de inteligência, de comunicação social, de assuntos civis e gerenciamento de pessoal. Também é objetivo da operação o desenvolvimento dos níveis de relacionamento entre o Exército Brasileiro (EB) e os Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização federais e estaduais, sendo desenvolvida na faixa de fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
Entre as instituições convidadas para participar da Operação Fronteira Sul/2015 estão: Polícia Federal; Receita Federal; Polícia Rodoviária Federal; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Secretarias de Segurança Pública dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná; Brigada Militar, Polícias Militares dos Estados de Santa Catarina e do Paraná; Polícias Civis dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
Durante a Operação, estão sendo executadas missões como bloqueio e controle de estradas; patrulhamento ostensivo terrestre, fluvial; segurança de pontos sensíveis; fiscalização de produtos controlados; revistas de pedestres e veículos; dentre outras. Também serão realizadas Ações Cívico Sociais (ACISO) e palestras sobre o Exército, permitindo que a população que mora nas áreas mais isoladas sinta a presença do Estado e que conheça mais o trabalho da Força Terrestre.
Ações na região Noroeste
Militares de Santa Maria e lotados em outras cidades do Estado, estão realizando Postos de Bloqueio e Controle de Estrada, além de patrulhamentos fluviais e terrestres na faixa de fronteira compreendida entre as cidades de Três Passos e Porto Mauá. Além disso, tropas realizam as mesmas atividades na faixa de fronteira compreendida entre as cidades de Frederico Westphalen e Iraí. A atividade visa reduzir a incidência dos crimes transnacionais e ambientais, as ações do crime organizado, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira.
Em Três Passos, os militares estão alojados na sede do quartel do 7º BPM, de onde centralizam as ações na região.