Justiça da Suíça ampliou as investigações envolvendo políticos e ex-executivos da Petrobras e da Odebrecht envolvidos na Operação Lava Jato ao pedir a colaboração do Panamá, Liechtenstein e Holanda na apuração do destino de milhões de dólares depositados em contas de bancos do país que teriam sido transferidos ao exterior; algumas das contas investigadas estão ligadas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e outras pertencem a rede de empresas offshore da empreiteira Odebrecht
18 de Abril de 2016 às 16:45
247 – A Justiça da Suíça ampliou as investigações envolvendo políticos e ex-executivos da Petrobras e da Odebrecht envolvidos na Operação lava jato ao pedir a colaboração do Panamá, Liechtenstein e Holanda na apuração do destino de milhões de dólares depositados em contas de bancos do país que teriam sido transferidos ao exterior.
Segundo o jornal Estado de São Paulo, o Ministério Público suíço já havia informado as autoridades brasileiras que iria ampliar a investigação visando identificar o destino de pagamentos feitos por meio de trusts e empresas offshores.
Uma das contas investigadas está diretamente ligada ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os recursos contidos nas contas em nome do parlamentar foram congelados.
Além de Cunha, a ampliação das investigações também envolve as contas da rede de empresas offshore da empreiteira Odebrecht, suspeita de ter criado um emaranhado jurídico e empresarial para driblar a fiscalização das autoridades em torno da movimentação de recursos ilegais.