Três Passos e Humaitá são destaque em ranking de eficiência dos municípios divulgado pela Folha de São Paulo
O jornal Folha de São Paulo divulgou no dia 29 de agosto os dados do Ranking de Eficiência dos Municípios, elaborado a partir da seguinte análise: quais municípios entregam mais saúde, educação e saneamento, gastando menos.
Na região Celeiro, apenas Três Passos e Humaitá se destacam e estão na faixa dos municípios considerados eficientes. Uma posição relevante, visto que três em cada quatro municípios do Brasil (76%) não são eficientes, de acordo com o levantamento.
Pelo ranking, em termos de atividade econômica, são mais eficazes na gestão as cidades onde predominam os serviços e a indústria. As menos eficientes dependem mais da agricultura ou da própria administração municipal.
Apenas 36 municípios gaúchos, de um total de 497, foram considerados eficientes pelo estudo. Três Passos está na 21ª posição no Estado e lidera no comparativo da região Celeiro, com índice 0,518 (em uma escala de 0 a 1). Já Humaitá ocupa a 28ª colocação no Estado e a segunda posição na região, com índice 0,511.
Se for feito um comparativo com a região Noroeste, Três Passos está atrás apenas de Boa Vista do Buricá, mas a frente de municípios como Frederico Westphalen, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Três de Maio.
No percentual de municípios mais eficientes, a participação dos serviços e da indústria no PIB supera os 35%. Indústria e serviços normalmente demandam pessoal mais escolarizado e treinado e são atividades que pagam melhores salários em comparação com a agricultura, por exemplo.