“O Futuro do Estado de Direito” é tema do Seminário Internacional de Direitos Humanos na Unijuí
O IV Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia e IV Mostra de Trabalhos Científicos, iniciou quarta-feira em Ijuí, para discutir “O Futuro do Estado de Direito”. O evento é promovido pelo Curso de Mestrado em Direitos Humanos e segue até esta sexta-feira, no Salão de Atos da Unijuí.
A programação conta com painéis temáticos e palestrantes discutindo o Futuro do Estado de Direito. Na palestra de abertura, o professor Alfonso de Julios Campuzano, da Universidade de Sevilha, na Espanha, e o professor José Luis Bolzan de Morais, da Unisinos, falaram sobre “Desafios do Estado de Direito na Atualidade”, a partir das 20h.
Para o professor Gilmar Antonio Bedin, um dos coordenadores do evento, colocar em discussão o quadro geral do direito na América Latina é o principal objetivo “Estamos ou não cumprindo o Estado Democrático do Direito? Vamos discutir quais são os seus pressupostos, e, em última análise, quais são seus contornos constitucionais", salienta Bedin.
No portal da Unijuí é possível ter acesso à programação completa do IV Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia e IV Mostra de Trabalhos Científicos.
Nesta sexta-feira, a partir das 8h30min, o debate da manhã versará sobre o tema: “Desenvolvimento, Meio Ambiente e Cidadania”. O mediador será o professor Daniel Cenci, e os debatedores serão Fernando Estenssoro Saavedra, da Universidade de Santiago do Chile; Lucas Abreu Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo; e Luiz Ernani Bonesso de Araújo, da Universidade Federal de Santa Maria.