O céu ficou iluminado por relâmpagos em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre (Foto: Metsul/Divulgação)
Um temporal com rajadas de vento superiores a 70 km/h deixou pelo menos 140 mil clientes sem energia elétrica na madrugada desta segunda-feira (26) no Rio Grande do Sul. Após o trabalho das equipes, o número foi reduzido para 64 mil nesta manhã. No Litoral, os ventos chegaram aos 86 km/h, em Mostardas, no Sul do Estado, e aos 65 km/h em Tramandaí, no Norte gaúcho.
Conforme a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), as regiões mais atingidas são a metropolitana (Porto Alegre, Guaíba e Viamão) e Sul (Pelotas, Capão do Leão). Equipes da CEEE estão nas ruas e estradas trabalhando para restabelecer o serviço no menor tempo possível.
Na Capital, 20 mil clientes estão sem fornecimento, principalmente na Zona Sul. Em Viamão são 10 mil e, em Alvorada, 6 mil.
Uma frente fria deve provocar ainda mais chuva no Estado, deixando o tempo fechado. O sistema avança devagar, mas deve se espalhar por todas as regiões até o final do dia. O calor deve continuar nesta segunda, com máximas de 36°C na região Oeste do Rio Grande do Sul, e 35°C em Porto Alegre.