ENART 2017 – Informações diversas
O ENART reuni milhares de pessoas em Santa Cruz do Sul durante os três dias de apresentações que acontecem no Parque da Oktoberfest (Veja como chegar no ENART 2017), em Santa Cruz do Sul.
Muitas pessoas possuem algumas dúvidas a respeito do ENART, como por exemplo: Onde eu posso ficar hospedado? Qual os valores dos ingressos do ENART 2017? Como acampar no ENART 2017? Qual o valor do estacionamento do ENART 2017? Datas do ENART 2017? Como assistir o ENART 2017 ao vivo? Entre muitos outros questionamentos. Então neste artigo iremos responder todas as dúvidas que muitas pessoas possuem.
ENART 2017 datas
O ENART 2017 acontece nos dias 17 a 19 de novembro de 2017, no Parque da Oktoberfest.
ENART 2017 final
A final do ENART 2017 acontece no domingo, dia 19 de novembro de 2017, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, no Ginásio Poliesportivo, onde acontece as apresentações da Força A.
Ingressos do ENART 2017 – Valores, onde comprar, estacionamento
Os ingressos do ENART 2017 podem ser adquiridos na hora, no Parque da Oktoberfest. Os valores dos ingressos do ENART 2017 podem ser consultados aqui: http://www.enart2017.com/valores-dos-ingressos-do-enart-2017/
OBS: Os valores dos ingressos para camping e estacionamento estão inclusos no link acima.
Assistir ENART 2017 ao vivo
Pra quem deseja assistir o ENART 2017 ao vivo, baste se locomover até o Ginásio Poliesportivo, que fica dentro do Parque da Oktoberfest ou acompanhar a transmissão do ENART 2017 pela internet.
Hotéis para o ENART 2017
Para você que vem de longe para assistir o ENART, ou até mesmo para grupos que desejam se hospedar na cidade, temos uma lista com todos os hotéis da cidade de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, com telefones e endereço. Para conferir a lista completa, acesse: http://www.enart2017.com/hoteis-para-o-enart-2017/
Encontro de Arte e Tradição – ENART 2017
O Encontro de Arte e Tradição (ENART 2017) é o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como o maior festival de arte amadora da América Latina.
Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o estado participam deste evento e milhares de espectadores, não só do Rio Grande do Sul, como também de outros estados e países, que prestigiam o evento e apreciam as tradições do povo gaúcho.
Durante a etapa Regional classificam-se sete competidores de cada modalidade para a próxima fase. A inter-regional é a etapa em classificam-se oito ou nove competidores para a fase Final, em grupo de regiões. A fase final é realizada todo o ano, no terceiro final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. Nessa fase, os classificados das inter-regionais competem com concorrentes de todo o estado para eleger os Campeões Estaduais. Em algumas modalidades, como, por exemplo, Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no terceiro dia da fase final, chamada de finalíssima, em que um certo número de competidores é selecionado para se reapresentar.
História do ENART
Tudo começou na década de 70, quando o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) era um movimento empenhado em combater o alto nível de analfabetismo no país. No Rio Grande do Sul, além de alfabetizar, se divulgava a cultura para elevar a autoestima da população e também para oportunizar o surgimento de novos valores artísticos. Foi então que Praxedes da Silva Machado, responsável cultural pelo Mobral, buscou a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho e, com a participação do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), criaram o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, popularmente conhecido como Festival Estadual do Mobral. Em sua ideia principal o evento seria realizado a cada ano em uma cidade diferente.
A primeira edição deste festival foi realizada em 1977 em Bento Gonçalves. A segunda, em 1978, em Porto Alegre, a terceira, em 1979, em Lajeado, a quarta, em 1980, em Cachoeira do Sul, a quinta, em 1981, em Lagoa Vermelha, a sexta, em 1982, em Canguçu, a sétima, em 1983, em Soledade e a oitava, em 1984, em Farroupilha. Em 1985, a nona edição estava programada para acontecer em Rio Pardo, mas suas autoridades desistiram e o Festival foi novamente sediado em Farroupilha. Desde então o evento deixou de ser itinerante, já que a cidade de Farroupilha estava disposta a sempre sediar a fase final.
Desde 1986, o evento passou a ser promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Farroupilha e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e passou a ser chamado de Festival Gaúcho de Arte e Tradição (FEGART). O FEGART era realizado no último final de semana de outubro e até a décima primeira edição, em 1996, foi realizado em Farroupilha.
Ao longo dos anos, o Festival foi crescendo e, para sua realização, algumas necessidades estruturais e financeiras foram surgindo. Foi aí que a Prefeitura de Farroupilha optou por não mais sediar o evento, obrigando que a décima segunda edição fosse transferida para Santa Cruz do Sul.
Em 1999, o evento passou a ser chamado de ENART e em 2014 chegou a sua 28ª edição. Segundo o site do MTG, O ENART tem por finalidade “a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul. Seus objetivos são promover o intercâmbio cultural, além de uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho entre os participantes das diversas regiões culturais Rio-grandenses; projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul em nível regional e estadual, abrindo perspectivas de amplitude além de nossas fronteiras; promover a harmonia, a integração e o respeito evitando-se a projeção da vaidade e o personalismo entre os participantes; valorizar o artista amador do Rio Grande do Sul, evitando atitudes pessoais ou coletivas que deslustrem os princípios de formação moral do povo gaúcho; e credenciar os vencedores do ENART, nas diversas modalidades (individual ou coletiva), a se apresentarem nos eventos oficiais do MTG e representarem o Estado nos eventos nacionais e internacionais, quando convidados”.
Desde 2009, o evento é transmitido ao vivo pela internet. Em 2014, o evento foi um sucesso. Foram oito palcos paralelos, 24 modalidades, mais de 5 mil artistas competindo e mais de 600 apresentações. O público desta edição chegou a cerca de 85 mil pessoas.
Após três dias de competição, o CTG Rancho da Saudade de Cachoeirinha sagrou-se vencedor na categoria mais disputada, a danças tradicionais força “A” (a mais disputada e aguardada), Em segundo lugar, o CTG Tiarayú, de Porto Alegre; em terceiro, o DTG Clube Juventude, de Alegrete; em quarto, o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, e em quinto, o CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo.