Áudios foram gravados em Congonhas e em Curitiba; FAB nega que vozes sejam de controladores de tráfego aéreo
Ex-presidente Lula desembarca em Curitiba (Fonte: Reprodução/AFP)
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a veracidade de dois áudios vazados neste domingo, 8, na internet que trazem ofensas ao ex-presidente Lula.
Os registros foram feitos quando Lula estava sendo levado para Curitiba, onde o ex-presidente se encontra preso desde o útimo sábado, 7. Nos áudios, é possível ouvir vozes de pessoas ainda não identificadas dizendo as frases “leva e não traz nunca mais” e “manda esse lixo janela abaixo”.
Os áudios foram gravados em Congonhas e em Curitiba. A FAB nega, no entanto, que as vozes sejam de controladores de tráfego aéreo.
A primeira gravação foi feita durante a decolagem no aeroporto de Congonhas. O áudio foi divulgado pelo portal R7. Em nota, a FAB informou que a comunicação ocorreu “instantes antes da decolagem do avião PR-AAC do aeroporto de Congonhas na noite de sábado”.
Já a segunda gravação ocorreu durante o pouso em Curitiba. O áudio foi divulgado pela Revista Fórum.
A FAB ressaltou que a frequência usada para comunicações aeronáuticas é aberta, portanto “quem estiver conectado pode ouvir e falar, seguindo as regras de tráfego aéreo, devendo utilizar a fraseologia padrão e se identificar. Lamentavelmente, na gravação em questão, a frequência foi utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”.
ON///





