Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Sine tem cerca de 50 carteiras de trabalho não retiradas

Mesmo sabendo da importância da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), muitas pessoas realizam o encaminhamento do documento, mas nunca mais o retiram.

Nesta sexta-feira, dia 27 de julho, a Agência FGTAS/Sine de Três Passos divulgou que de 2010 a 2017, haviam 134 carteiras de trabalho prontas e não retiradas. No entanto, o número diminuiu para 48 documentos, depois que a coordenadora do Sine de Três Passos, Tatiane Boz, entrou em contato com essas pessoas para fazerem a retirada.

Vários fatores podem estar relacionados a não retirada do documento, informa Tatiane, como por exemplo o falecimento, o trabalho autônomo e até mesmo o esquecimento. “Ligamos para as pessoas, mas muitos dos números não existem mais”, ressaltou ela, que lamentou o fato, pois com isso há o desperdício de dinheiro público. Importante ressaltar que, apenas em 2018, 458 documentos já foram confeccionados.

A orientação, segundo ela, é de que as carteiras de trabalho permaneçam por um período aproximado de 20 anos na agência, após transcorrido, os documentos são encaminhados ao Ministério do Trabalho, que dará o destino.

A agência local do Sine realiza o encaminhamento de carteiras de trabalho das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, nas terça e quarta-feira, e estas podem ser feitas a partir dos 14 anos.

DOCUMENTOS PARA CONFECÇÃO DA CTPS:

*Primeira via: – Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); – Certidão de nascimento ou casamento, conforme estado civil; – Comprovante de endereço ou CEP; e – Título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (opcionais).

*Segunda via: – Registro geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); – Certidão de Nascimento ou casamento, conforme estado civil; – Comprovante de endereço com CEP; – Título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (opcionais); e – Carteira de trabalho anterior.

*Em caso de roubo, furto, perda ou extravio: Boletim de Ocorrência e número da carteira anterior.

OUTROS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SINE TRÊS PASSOS

– Intermediação de mão de obra: todos os dias.

– Seguro Desemprego: segunda e quinta-feira.

– Serviços de Junta Militar: sexta-feira.

 

 

 

 

Elenara de Oliveira
Jornalista Reg. Nº 17796