Enquanto no Brasil, os principais veículos esconderam a decisão da ONU, alguns dos mais importantes jornais do planeta destacam a perseguição política contra Lula; New York Times, Le Monde, The Guardian, BBC, El País, Página 12 publicaram a determinação das Nações Unidas de que o governo brasileiro deve garantir "que Lula possa desfrutar e exercer seus direitos políticos enquanto estiver na prisão, como candidato nas eleições presidenciais"
17 DE AGOSTO DE 2018 ÀS 17:46 //
247 – A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU desta sexta-feira, 17, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem direito de ser candidato a presidente repercutiu na imprensa mundial. Enquanto no Brasil, os principais jornais esconderam a notícia ou noticiaram o fato sem nenhum destaque, alguns dos principais jornais do planeta destacam a perseguição política contra Lula.
O The New York Times publicou que o governo brasileiro deve garantir "que Lula possa desfrutar e exercer seus direitos políticos enquanto estiver na prisão, como candidato nas eleições presidenciais de 2018".
Já o francês Le Monde destacou que "Lula deve estar na eleição presidencial". O jornal mais respeitado da Inglaterra, The Guardian, também destacou o assunto, publicando reportagem da agência France Presse que diz que "O ex-presidente do Brasil não pode ser desqualificado da eleição". Também da Inglaterra, a BBCdestacou o assunto.
O espanhol El País também publicou reportagem com a recomendação da ONU ao Estado brasileiro sobre Lula nas eleições, assim como o jornal argentino Página 12, sob o título "A ONU defendeu Lula".
Leia, abaixo, a íntegra da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU: