Clube baiano projeta 40 mil pessoas no estádio para duelo de tricolores pelas quartas de final
Diante de mais de 46 mil torcedores, Alisson marcou único gol do jogo, que garantiu a classificação em duelo de tricolores
Grêmio marcou único gol do jogo no segundo tempo | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
O Grêmio fez mais um confronto equilibrado com o Bahia em uma Fonte Nova completamente lotada, com mais de 46 mil pessoas. Mas, dessa vez, o detalhe decidiu em favor do Tricolor gaúcho. A vitória por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, sobre o time de Roger Machado, garantiu a classificação para mais uma semifinal de Copa do Brasil, a 14ª da história do Grêmio.
O único gol do jogo foi marcado por Alisson, aos 20 minutos do segundo tempo. O meia ainda fez jogada que resultou em expulsão de defensor do Bahia, o que facilitou ainda mais a classificação do Grêmio.
Com a classificação, o Grêmio espera a definição do confronto entre Flamengo x Athletico-PR, que acontece às 21h30min, no Maracanã, para saber quem será o adversário na semifinal da Copa do Brasil. No primeiro jogo, empate em 1 a 1, na Arena da Baixada.
Grêmio fica com a bola, mas quase não cria
O técnico Renato Portaluppi optou por começar com André no comando de ataque, deixando Diego Tardelli no banco. Com Everton, Jean Pyerre e Alisson na meia, o Grêmio iniciou o duelo ficando com a posse da bola, percorrendo todos os setores do campo defensivo do Bahia, que só se defendeu nos minutos iniciais.
A tônica do primeiro jogo se repetiu. Mesmo mantendo a bola – números chegaram próximo a 80% nos primeiros 20 minutos – o Tricolor gaúcho não conseguiu levar perigo à defesa do Bahia. Não finalizou nem criou chances claras de marcar ao longo de quase toda a etapa inicial.
O Bahia criou boa chance, a primeira do jogo, apenas aos 25 minutos do primeiro tempo. Após falta levantada na área, Lucas Fonseca pegou o rebote e chutou de primeira, obrigando Paulo Victor a fazer boa defesa. Aos 34, Arthur voltou a levar perigo. Já a melhor chance do Grêmio foi criada por Jean Pyerre e teve conclusão de André, aos 42 do primeiro tempo.
Mais uma vez, o Grêmio se mostrou dependente de Everton. Mesmo quando as jogadas não terminavam na ponta esquerda, o meia atacante da Seleção brasileira participava da jogada, ora distribuindo a bola, ora carregando a marcação. Sobrecarregado, encontrou dificuldades para levar o time à frente.
Alisson decide e leva o Grêmio à semifinal
O Grêmio voltou para a etapa final fazendo aquilo que já havia feito no início do primeiro tempo. Ficou mais tempo com a bola, mas teve dificuldades novamente para conseguir infiltrar na defesa da equipe de Roger Machado.
Aos 20 minutos do segundo tempo, em momento equilibrado do confronto, Alisson começou a decidir a favor do Grêmio. Matheus Henrique achou o meia livre na direita, e o camisa 23 passou por dois marcadores e, de canhota, finalizou rasteiro para vencer Douglas e abrir o placar na Arena Fonte Nova.
Foi de novo Alisson quem facilitou ainda mais a vida do Grêmio. Ele arrancou em direção ao gol e sofreu falta fora da área, quando sairia cara a cara com Douglas. Inicialmente, árbitro Bráulio da Silva Machado marcou pênalti, mas voltou atrás e deu falta fora da área, corretamente, ao revisar lance no VAR.
Por conta da jogada, expulsou Moisés e deixou o Bahia em desvantagem numérica. Com um a mais e a vantagem no marcador, só restou ao Grêmio gastar o relógio para assegurar a classificação às semifinais.
Copa do Brasil 2019 – Quartas de final
Bahia 0
Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Elton (Shaylon), Eric Ramires (Fernandão) e Gregore; Elber (Arthur Kaíke), Artur e Gilberto. Técnico: Roger Machado
Grêmio 1
Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Rômulo), Jean Pyerre (Luan), Alisson (Pepê) e Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi
Gol: Alisson (20/2T)
Cartões amarelos: Kannemann, Maicon, Everton, Renato Portaluppi e Matheus Henrique (Grêmio); Elton e Gilberto (Bahia)
Cartões vermelhos: Moisés (Bahia)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Público: 46.663
Renda: 1.349.590,50
correio do povo///