Iniciativa mobilizou 300 pessoas
Mutirão mobilizou 300 pessoas em quatro cidades gaúchas | Foto: Amaparu / Divulgação / CP
Mais de 4,5 toneladas de lixo foram recolhidas nessa terça-feira no rio Uruguai, nos municípios de Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Horizontina, além de El Soberbio, no lado argentino.
Na quarta edição, o mutirão mobilizou 300 pessoas, 35 delas do país vizinho. A iniciativa teve à frente a Associação Ambiental Ecológica de Pescadores e Amigos do Rio Uruguai (Amaparu), a Confraria do Peixe, a Associação das Três Ilhas e moradores da Linha Carretel, com o apoio das prefeituras das cidades da área abrangida.
Segundo o vice-presidente da Amaparu, Antonio Afonso Granich, a ação ambiental binacional culminou com confraternização e distribuição de árvores nativas. Ele disse que 35 barcos foram utilizados e que entre os materiais retirados estão pneus, redes, de plásticos e embalagens de agrotóxicos. “Chamou atenção de todos o grande número de recipientes de agrotóxicos e venenos, de um e dois litros, vazios, retirados da água”, destacou. Conforme Granich, a quantidade de lixo certamente seria bem maior caso o rio não estivesse 2 metros acima do nível normal.
CORREIO DO POVO///