Cotação

USD/BRL
EUR/USD
USD/JPY
GBP/USD
GBP/BRL

Tempo

Pré-candidatos vêm ao RS articular palanques e negociar disputa regional

Pré-candidatos vêm ao RS articular palanques e negociar disputa regional

 

O Rio Grande do Sul é destino de dois pré-candidatos à Presidência da República nesta semana. Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca hoje em Porto Alegre, a senadora Simone Tebet (MDB) chega na quinta-feira. A agenda de ambos tem objetivo semelhante: definir seus palanques no Estado e fechar alianças na disputa regional. Hoje, a agenda conjunta de Lula e Geraldo Alckmin (PSB) inicia horas antes do evento marcado para as 18h no Pepsi On Stage. A comitiva irá medir in loco o tamanho da resistência e tentar buscar um acordo entre as duas siglas no Rio Grande do Sul – tanto PT quanto PSB lançaram pré-candidatos ao Governo do Estado e não abrem mão da cabeça de chapa.

A falta de entendimento no bloco da esquerda custou a candidatura ao Senado de Manuela D’Ávila (PCdoB). Convidados para a reunião desta quarta, que envolverá ao todo representantes de sete partidos – incluindo o PSOL, que terá Pedro Ruas como representante na disputa ao Piratini, mas que apoia Lula nacionalmente –, os socialistas ainda não haviam confirmado presença na manhã de ontem. Dirigentes estaduais fariam uma pré-reunião com representantes da executiva nacional para tratar da questão. Já Tebet, cuja campanha é coordenada pelo ex-governador gaúcho Germano Rigotto, cumprirá agenda em Esteio amanhã à noite, onde participa do aniversário do deputado federal Alceu Moreira.

 

A agenda mais importante, porém, fica para sexta, onde participará de reuniões acerca de seu projeto de governo. Ela, que nos bastidores tenta compor a chapa com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), também terá conversas sobre um eventual apoio do MDB a Eduardo Leite, caso ele decida tentar novamente disputar o Piratini. Detalhe: o MDB tem Gabriel Souza como pré-candidato e este já iniciou trabalhos para divulgar mais sua imagem.

 

 

 

Matinal///