1º Bodocaço Raiz reunirá competidores que irão rememorar a prática, muito ligada à infância de muitas famílias do interior gaúcho.
A Prefeitura de Barra Funda, na região Norte do RS, resolveu inovar e rememorar uma prática que remonta à infância de muitas pessoas do interior gaúcho. No mês de setembro, o município irá promover o 1º Bodocaço Raiz, um campeonato que envolverá praticantes de bodoque, com a participação de competidores de diversas idades.
A data do evento ainda será confirmada pelo CMD local, mas as categorias em disputa já estão definidas: pré-mirim (até 8 anos); mirim (de 9 a 12 anos); infantil (de 13 a 15 anos); livre (16 a 45 anos); e máster (pessoas acima de 45 anos).
Haverá premiação para os três primeiros colocados em cada categoria. Maiores informações sobre o evento serão divulgadas nos próximos dias.
O que é um bodoque
Bodoque é um objeto usado para o disparo de projéteis, impulsionado por força mecânica manual, com auxílio de elásticos. As formas clássicas do bodoque ou estilingue, são construídas com um galho de árvore forquilhado, em forma de “Y”, munido de tiras elásticas. Bodoques, em boa parte de sua história inicial, eram artesanais, feitos pelo próprio dono; todavia, a partir do início do século XX começou-se a produção em grande escala para venda, o que contribuiu para surgirem estilingues de outros formatos e de outras matérias primas como madeira entalhada, plástico ou metal.
*Fonte: Tertúlia Web e Google