Encontro será no dia 17 de agosto, no CTG Gomes Jardim, em Guaíba. Dois candidatos e três pré-candidatos confirmaram presença. Iniciativa é de frente de vereadores, artistas e tradicionalistas.
Candidatos e pré-candidatos ao Palácio Piratini irão participar de uma mesa redonda para discutir propostas para o futuro das tradições gaúchas no Rio Grande do Sul. O encontro, organizado pela Confraria da Música e Frente Parlamentar dos Vereadores pelas Tradições Gaúchas, está marcado para o dia 17 de agosto, às 10h, no CTG Gomes Jardim em Guaíba.
Já confirmaram presença os candidatos ao governo estadual Onyx Lorenzoni (PL) e Ricardo Jardim (Novo), além dos pré-candidatos Gabriel Souza (MDB), Luis Carlos Heinze (Progressistas) e Vieira da Cunha (PDT).
O objetivo, conforme a presidente da frente de vereadores Rose Grings, é buscar o compromisso com ações de fomento à cultura gaúcha e sua capacidade de gerar emprego e renda aos gaúchos.
“Acredito que este debate irá proporcionar uma reflexão e uma tomada de decisões que pode vir a transformar esta cadeia produtiva de trabalhadores, que trazem na alma o amor por nosso Rio Grande do Sul”, explica Rose.
Além da cadeia produtiva gerada por segmentos como rodeios, cavalo e artes, os organizadores querem levantar a questão do turismo ligado à cultura gaúcha, tombamento como patrimônio imaterial, leis de incentivo e ensino das tradições nas escolas. A valorização da música regional, já debatida na Assembleia Legislativa, também está na pauta.
“A atenção do futuro governador à nossa cultura será importante para sua preservação e, desta forma novamente, será o eixo que move toda a classe artística”, afirma Cristina Sorrentino, da Confraria da Música, uma das coordenadoras do encontro.
Ao fim da mesa redonda, os organizadores irão entregar aos participantes a “Carta de Guaíba”, documento com sugestões a serem incluídas nos programas de governo de todos os candidatos. Na mesma data, porém à noite, haverá um show/baile em homenagem ao grupo Os Monarcas, pelos seus 50 anos de história.
Fonte: Giovani Grizotti – G1-RS