Leilão acontecerá na tarde desta quarta-feira (31), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Nesta quarta-feira (31), o governo do Estado realiza o leilão de concessão do Parque Estadual do Turvo, no noroeste gaúcho. O ato está marcado para as 14h, no Palácio Piratini.
Apenas uma empresa se apresentou. É o grupo paranaense Três Fronteiras Navegação e Turismo, de Foz do Iguaçu. A Comissão Permanente de Licitações analisou a documentação e julgou a concorrente apta a participar.
No ato desta tarde serão abertos os envelopes correspondentes à proposta financeira e documentação de habilitação. A empresa será considerada vencedora se apresentar valor de outorga fixa superior a R$ 71,76 mil.
De acordo com o secretário executivo de Parcerias do Rio Grande do Sul, Marcelo Spilki, é uma das empresas do grupo Macuco Safari, que faz passeio de barcos no Parque do Iguaçu (cataratas) e nos rios próximos (Paraná e Iguaçu).
Ela tem 36 anos de atuação. E o grupo também está se preparando para começar a operar um catamarã em Florianópolis.
– O parque do Turvo tem um patrimônio natural fantástico, mas fica longe dos grandes centros, tem dificuldades de acesso e pouca infraestrutura turística na região.
Além disso, o setor de concessões de parques possui poucas empresas atuando, e justamente nisso tivemos sucesso até aqui, pois tanto no Caracol/Tainhas como no Turvo tivemos empresas tradicionais no ramo do ecoturismo, mas que estão iniciando nas concessões.
Conseguir atrair essas empresas mostra que nossos ativos são bons e que as modelagens são equilibradas, cuidando do interesse público, proteção ao meio ambiente, mas atrativas ao mercado – destaca Spilki.
O contrato terá a duração de 30 anos, podendo ser renovado por mais 10. O projeto de concessão, feito em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê investimentos de R$ 9,4 milhões somente nos seis primeiros anos.
A partir do 13º mês da operação, o vencedor repassará 1,02% da receita operacional bruta para ações como educação ambiental, promoção do turismo local, fomento ao empreendedorismo, projetos de pesquisa e programa de voluntariado.
A concessão tem por objetivo a proteção do parque e a realização de investimentos na estrutura de visitação como melhorar acessos, trilhas, torres de avistamento de fauna e infraestrutura de visitação – como banheiros, restaurantes, mirante para o salto, pousada, transporte coletivo da entrada até o salto para evitar atropelamento de fauna, entre outros.
Localizado no município de Derrubadas, noroeste gaúcho, junto ao rio Uruguai, o parque abriga o Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de extensão em quedas d’água de 12 a 15 metros de altura.
Fonte: Jocimar Farina (GZH)