Inauguração do local que leva o nome do músico ocorre nesta quinta-feira, com a presença da mãe dele, Clari Costa
A Prefeitura de Passo Fundo, na região Norte do Rio Grande do Sul, inaugurou nesta quinta-feira (16) a sede da Escola Pública de Música Yamandu Costa, espaço que vai oferecer ensino de música para crianças da rede municipal da cidade.
A inauguração contou com a presença do instrumentista que dá nome ao espaço. Nascido em Passo Fundo, Yamandu Costa ressaltou a importância da inauguração para a cidade e a relevância do ensino musical para crianças.
“Muita emoção voltar à minha terra, fazer parte da inauguração da escola pública que leva o meu nome. Muitas lembranças, a reconexão com Passo Fundo, história da minha família toda, dos fronteiriços, do Algacir, meu pai, que era um educador nato. E agora a gente vendo esse projeto incrível, essa vontade de colocar à disposição da comunidade da região a música, que transforma a vida da gente, que embeleza a vida da gente”, diz o músico.
As atividades serão feitas com estudantes da rede municipal do 6º ao 9º ano, que terão acesso a quatro modalidades de ensino de música: instrumentos de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro. As aulas serão ministradas por quatro instrutores, quatro auxiliares e pelo maestro Rodrigo Ávila.
Haverá classes em quatro escolas municipais, uma em cada quadrante da cidade: EMEFs Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. Cada uma delas recebeu uma sala de música e os instrumentos.
A sede da escola fica no Parque da Gare, o maior parque da cidade, considerado uma importante área de lazer, esporte e cultura. Para lá, serão direcionadas as crianças que apresentarem melhor desempenho na modalidade que escolheram. Elas irão compor grupos e conservatórios.
A inauguração fez parte da programação da Semana da Música de Passo Fundo, que vai até este sábado (18). Durante o evento, a cidade recebeu shows de Yamandu Costa, Renato Borghetti, Alegre Corrêa, Luna Paz e Gabriel Selvage. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura.
*Fonte: G1