Entre as fases local, geral, Instrumental e infanto-juvenil foram 854 composições submetidas.
A triagem das 854 músicas inscritas para a 36ª Carijo da Canção Gaúcha acontece até esta quarta-feira (25) na Casa do Prefeito no Parque de Exposições. Segundo a presidenta do festival e secretária da Cultura, Maria Andréia Maciel Nerling, o número de concorrentes de todas as regiões do estado surpreendeu as expectativas. O festival acontece em Palmeira das Missões, entre 21 e 28 de maio, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong, com entrada franca para todas as atrações.
De acordo com Maria Andréia já estão definidos espetáculos como de João de Almeida Neto, Juliano Javoski, Maria Alice, Shana Müller, Joca Martins, entre outros. A novidade desta edição é a 1ª edição do Carijo Instrumental e ainda o 20º Carijinho, o 2º Carijo em Dança e o 3º Carijo em Casa.
As inscrições se encerraram às 23h59min, do domingo (21). Os jurados desta edição são Juliano Javoski, Loma Pereira, Eduardo Morlin, Rogério Knorst e Jorge Nicola Prado que substituiu Luiz Carlos Borges que por motivos pessoais não pode estar presente.
De Nova Esperança do Sul, Jorge Nicola Prado tem uma vida dedicada à educação, à família e à arte. Pós-graduado, é estudioso da história missioneira, da história do Rio Grande do Sul, do Movimento Nativista Gaúcho, da ecologia e da preservação ambiental. Mestre agrícola e especialista em educação psicomotora, também é poeta, músico e compositor. Premiado em diversos Festivais, desde 1983 sobe a palcos consagrados de todas as regiões do estado, já tendo passado pelo Musicanto, de Santa Rosa; pela Tetúlia Nativista, de Santa Maria; Gauderiada da Canção Gaúcha, de Rosário do Sul, Canto Alegretense, de Alegrete; Canto Missioneiro, de Santo Ângelo; Estância da Canção Nativa, de São Gabriel; Coxilha Nativista, de Cruz Alta, e também pelo Carijo da Canção Gaúcha da Palmeira das Missões.
Na próxima quinta-feira (27) serão conhecidas as canções classificadas através de uma coletiva de imprensa.
*Fonte: Ascom Carijo