www.turismoemtrespa.com.br é a nova página que está reunindo todas as informações de destaque do turismo local
O município de Três Passos passa a contar, desde ontem, com um site exclusivo para divulgar e potencializar o turismo local. Foi lançado em evento, na noite de ontem, no Centro Empresarial, a página www.turismoemtrespa.com.br, um trabalho desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação.
No site estão reunidos os 24 principais pontos turísticos de Três Passos, divididos por categorias: pontos turísticos da cidade, turismo agroecológico, turismo cultural, e o turismo de natureza.
Além de apresentar os locais turísticos para visitação, o site também traz as opções para hospedagem, alimentação e um mapa de localização de todos esses pontos no município.
O secretário, Carton Cardoso, explicou que além do site, o município também está trabalhando em projeto para a sinalização turística e também com foco para capacitação e formação em turismo, para que o tema esteja cada vez mais presente junto à comunidade, em seus diferentes setores.
Três Passos, como cidade referência da região, quer estar cada vez mais preparada para receber turistas, em razão do potencial estratégico que possui na Rota do Yucumã, em que o Salto do Yucumã, localizado no Parque Estadual do Turvo, em em Derrubadas, é um dos principais atrativos.
Em 2022, turistas de mais de 40 países estiveram visitando o salto. Mais de 32 mil visitantes. E esse número tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos, a partir do início da operação da empresa Três Fronteiras Navegação e Turismo, de Foz do Iguaçu (PR), que integra o Grupo Macuco Safari, vencedora de leilão promovido pelo governo do Estado para investir e administrar uma parte do Parque Estadual do Turvo, com viés turístico.
Segundo o governo gaúcho, está previsto um investimento de R$ 11,9 milhões nos seis primeiros anos da concessão, estimando-se um retorno de R$ 5,7 milhões em tributos municipais. Conforme determina a licitação, a empresa Três Fronteiras Turismo irá repassar o valor de 1,2% sobre a sua receita operacional bruta a partir do 13º mês de contrato de concessão. Este valor será destinado às ações de educação, comunicação e interpretação ambiental, turismo local e integração do entorno, empreendedorismo, pesquisa, manejo de espécies e voluntariado, entre outros.
Por estar distante apenas 40km do Parque Estadual do Turvo, e contando com uma rede de hotelaria, de alimentação e com pontos turísticos também atrativos, Três Passos pode ter um potencial ainda maior de atração de visitantes nesse contexto.
Palestra com Anelise Zanoni
Após o lançamento do site, aconteceu palestra com Anelise Zanoni, jornalista e influenciadora digital da área de turismo. Ela apresentou uma série de dicas importantes para empreendedores que pensam em fortalecer seus negócios com foco no turismo. A partir de experiências que ela própria vivencia, em diversas rotas turísticas do Brasil e do exterior, foram apresentados detalhes que fazem a diferença e que estão relacionados à memória que cada visitante/turista carrega dos locais em que visita. O conceito de marketing de indicação foi bastante valorizado na exposição de Anelise, que também trabalha como consultora do Sebrae-RS, entidade parceira da prefeitura de Três Passos em projetos que buscam fortalecer o desenvolvimento econômico.
Melhorar cada vez mais a visitação dos pontos turísticos do município e da região, iniciando com os visitantes que estão próximos, ou seja, moradores da própria região Noroeste, já é um primeiro passo que o setor pretende desenvolver em Três Passos. A partir do novo site, com o mapeamento dos pontos turísticos e diversas informações importantes, a tarefa está mais facilitada a partir de agora.
*Fonte: Tertúlia Web