Indivíduo possui extensa ficha de antecedentes. Ele foi protagonista de fugas em diversos estabelecimentos prisionais. Entre elas, a da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), em 2011
O principal foragido do Rio Grande do Sul, que foi capturado nesta semana no Pará, “possui vasto domínio do tráfico de drogas, especialmente do comércio de maconha na Região Noroeste do Estado (Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Três Passos e Santa Rosa)”. As informações são de reportagem publicada por GZH.
Condenado a 243 anos de prisão, o homem de 40 anos, foi preso na última segunda-feira (24) em uma operação conjunta da Polícia Civil gaúcha e paraense no Distrito de Mosqueiro, uma das ilhas de Belém do Pará. O criminoso foi transferido para o Rio Grande do Sul em voo comercial, com escolta policial. Ele chegou na noite de quarta-feira (26) e reconduzido imediatamente para a Pasc, onde deve seguir cumprindo pena.
O criminoso é apontado como mandante de diversos homicídios ocorridos na região, sendo também indicado como mentor dos roubos a joalherias ocorridos recentemente nestas localidades. Teria sido ele o mandante de dois roubos ocorridos recentemente na região das Missões e do assalto ao Centro de Distribuição das Lojas Becker em Cerro Largo, segundo a Polícia Civil.
Mato-Grossense, radicado no Rio Grande do Sul desde a adolescência, o indivíduo iniciou a vida criminosa ainda menor de idade. Possui vasta ficha de antecedentes criminais por crimes graves como tráfico de drogas, homicídios, diversos roubos a estabelecimentos comerciais (especialmente joalherias), roubo de veículos, extorsão, formação de quadrilha (associação criminosa), estelionatos, receptação, porte de armas entre outros.
De acordo com GZH, o traficante “tentou criar sua própria facção mas não obteve êxito, sendo forçado a se aliar a uma facção conhecida no RS, com berço no Vale do Sinos para expandir sua atuação no tráfico de drogas, eis que projetava ser ‘o dono da maconha’ na região Noroeste”.
O criminoso foi protagonista de fugas em diversos estabelecimentos prisionais e durante sua vida criminosa se utilizou de inúmeros nomes falsos. Ele é conhecido por ter sido o segundo preso da história a fugir da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Segundo a Polícia Civil, quando foi preso, o homem utilizava identificação falsa. Em fevereiro deste ano, ele rompeu a tornozeleira eletrônica quando cumpria pena em prisão domiciliar humanitária para tratar de questões de saúde.
Desde então, a Delegacia de Capturas (DECAP), coordenada pelo Delegado de Polícia Gabriel Casanova iniciou um trabalho meticuloso com o objetivo de recapturar o foragido. Durante as investigações, a polícia confirmou que ele fugiu para o Exterior, passando por Argentina, Bolívia, Colômbia e Paraguai.
Conforme a polícia, o homem circulava por países vizinhos, mas em algumas ocasiões específicas retornava ao Brasil. Também chegou ao conhecimento da Polícia Civil que o foragido usava documentos falsos e tinha o objetivo de realizar cirurgia plástica.
Nos últimos dias, as investigações da polícia indicaram que o foragido teria saído há menos de uma semana do Paraguai e estaria no Estado do Pará. Diante disso, uma equipe da DECAP viajou até Belém e, com apoio da Polícia Civil do Pará, identificou que o foragido estaria em cidades próximas à capital.
Foram realizadas diversas buscas pelo Estado, nas quais foram identificados veículos e possíveis locais frequentados pelo indivíduo. Na segunda-feira (24), os policiais foram até o Distrito de Mosqueiro com o objetivo de prender o foragido. Após realizar buscas, conseguiram localizar um veículo que o foragido estaria utilizando, estacionado na orla da Praia do Ariramba.
Segundo a Polícia Civil, quando os agentes localizaram o criminoso na Orla, ele teria tentado fugir, porém foi detido pelos policiais, recebendo voz de prisão e sendo conduzido para a Delegacia do Distrito de Mosqueiro.
*Fonte: Tertúlia Web / com informações de GZH