Festival oportuniza que estudantes de todo o Brasil produzam vídeos de duração de um minuto sobre causas que acreditam merecer visibilidade
Estudantes de três cidades gaúchas participam da primeira edição nacional do Festival Vídeos for Change da Viven – ONG, que promove educação por meio de vivências. Do total de 81 vídeos participantes no Festival, três são fruto de meses de trabalho de jovens e adolescentes de escolas das cidades de Camaquã, Lagoa Vermelha e Três Passos.
O festival é a etapa final de uma jornada que leva a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de todo o Brasil a oportunidade de produzir vídeos de duração de um minuto sobre causas que eles acreditam merecer visibilidade. O projeto envolve o aprendizado profundo sobre o tema, por meio de debates, análises e práticas, além de apoio para que os estudantes realizem todas as etapas da produção do vídeo, desde a escolha da causa que será apresentada até a criação do roteiro e técnicas para edição e gravação. Todos os professores dos alunos participantes são formados pela Viven para que apoiem a execução do projeto.
Em 2022, a Viven organizou 12 festivais regionais do Desafio Videos for Change, abrangendo 16 localidades. Agora, na primeira edição nacional do evento, os 81 vídeos serão levados novamente à votação popular e à análise de jurados. Os temas mais recorrentes tratados nos vídeos são racismo, saúde mental, bullying, igualdade de gênero e assédio/violência sexual.
“Estamos muito felizes de apresentar nacionalmente o projeto, que, vale dizer, engloba um movimento que vai muito além do Brasil. Ele é internacional e tem o objetivo de dar oportunidade a jovens e adolescentes serem ouvidos e explicitarem suas preocupações e posicionamentos”, explica Lina Wurzman, presidente e fundadora da Viven. “Com isso, os estudantes se aprofundam em temas que julgam relevantes e amplificam suas vozes e protagonismo”, complementa.
A votação popular ocorrerá no período de 28 de agosto a 10 de setembro e qualquer pessoa pode participar. Basta acessar o site (brasil.videosforchange.org). A escolha dos melhores vídeos vai considerar ainda a votação dos jurados. O anúncio dos ganhadores ocorrerá em 19 setembro.
*Fonte: Jornal do Comércio