Rede também faz doações para os municípios gaúchos atingidos pelas enchentes no Vale do Taquari
Impossível descrever o cenário de destruição nos municípios atingidos pelas enchentes, apenas quem está no local consegue sentir o tamanho da tragédia. Esse foi o relato da equipe da São João, formada pelo presidente, Pedro Henrique Brair, e por diretores da Rede, que se deslocaram até os locais atingidos para verificar a situação das comunidades afetadas.
Sensibilizada com a situação enfrentada pelas pessoas no Vale do Taquari, a Rede de Farmácias São João enviou a doação de uma carreta de medicamentos e produtos de higiene pessoal. Desde o primeiro dia da tragédia, a Rede também envia milhares de marmitas, lanches, além de água.
“Este é um momento de mobilização e solidariedade. As pessoas estão bastante abaladas emocionalmente, tem perda material e a perda maior que são os familiares e amigos. Trouxemos de Passo Fundo uma carreta com ajuda de primeira necessidade, como as refeições, água e os medicamentos: antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides. Também produtos de higiene como: fraldas, absorventes, lenços umedecidos e papel higiênico. Como não tem farmácias, com essas doações, os profissionais de saúde poderão receitar com maior segurança, pois o paciente poderá sair da consulta e já retirar o medicamento”, afirma o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.
No município de Roca Sales/RS, um dos mais atingidos pelas enchentes e que ficou completamente alagado, a Rede perdeu uma das filiais, totalmente destruída e inundada pela água e barro. A equipe da São João que se deslocou até o local também foi conferir e atender os colaboradores e suas famílias.
Para amenizar os estragos da cheia do Vale do Taquari, considerada a segunda maior da história desta bacia, com imensuráveis prejuízos nas cidades de Muçum, Lajeado, Roca Sales e Encantado, a São João transformou as filiais em pontos de coleta. A população poderá levar até as lojas de Lajeado e municípios da região metropolitana, doações de alimentos, agasalhos, roupas de cama, kits de higiene e limpeza.
“A São João sempre foi parceira para colaborar com as demandas das comunidades onde estamos inseridos e neste momento não será diferente. Não deixaremos de auxiliar essas comunidades afetadas, atenderemos as prioridades demandadas por cada município, reforçando nosso princípio de que servir é a melhor oportunidade que temos”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.
Contêiner Farmácia
Além das doações que a São João segue fazendo, conforme a demanda de cada município, um Contêiner Farmácia foi instalado no município de Roca Salles/RS como parte dos esforços para retomar a rotina na cidade. Essa é uma solicitação da comunidade, para que sejam retomados, o quanto antes, os serviços de mercados, farmácias, postos de combustíveis e demais estabelecimentos comerciais.
A São João retomou a loja, na estrutura de um contêiner em frente a Paróquia São José, e irá oferecer todos os produtos disponíveis na Rede. Entretanto, neste momento, os medicamentos estarão a preço de custo.
Doações feitas pela São João
· 3.000 marmitas;
· 3.000 lanches;
· 300 pacotes de papel higiênico;
· 1000 sabonetes
· 1000 unds creme dental
· 5000 absorventes íntimos;
· 1000 escovas;
· 1000 garrafas de água;
· 200l soro fisiológico;
· 400 Nimesulida;
· 400 Ibuprofeno;
· 400 Azitromicina líquida;
· 200 Azitromicina comprimido;
· 500 caixas Tylenol (c10 comprimidos);
· 500 Tylenol bebê;
· 400 Anador;
· 400 Novalgina;
· 100 Prednisolon;
· 500 pacotes de fralda (vários tamanhos).
*Fonte: Assessoria de Comunicação – Farmácias São João