Ato aconteceu durante a solenidade de abertura oficial da feira, em Campo Novo
Durante a solenidade de abertura oficial da ExpoNovo 2023, na última sexta-feira (17), em Campo Novo, um dos momentos de maior destaque e emoção foi a homenagem prestada em conjunto pela Prefeitura Municipal, Cotricampo e ExpoNovo, ao ex-presidente da cooperativa, Guerino Rebelato.
Considerado uma das maiores lideranças cooperativistas e comunitárias em âmbito regional, Guerino Rebelato faleceu em 14 de abril de 2015, aos 82 anos de idade, deixando um legado de grande relevância para o desenvolvimento econômico e social dos municípios da área de atuação da cooperativa, tendo liderado a Cotricampo por mais de 36 anos, consolidando a instituição como uma das principais cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul.
Para destacar um pouco do histórico e da trajetória de vida e profissional de Guerino, o diretor do departamento de comunicação social da Cotricampo, Vadacir Guedes, fez a leitura de um texto biográfico.
Um dos filhos, José Rebelato, representando familiares que estiveram prestigiando a homenagem, recebeu uma placa que destaca a relevância da trajetória de seu pai para o município.
O diretor presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, em sua manifestação, destacou o papel central que o homenageado teve na evolução da cooperativa, deixando uma marca de responsabilidade em cada ação empreendida.
O prefeito, Pedro dos Santos, rememorou alguns momentos de convivência com Guerino e ressaltou que a homenagem era mais do que justa, a uma das pessoas que mais fez por Campo Novo.
Guerino Rebelato foi presidente da Cotricampo por 13 gestões consecutivas, tendo assumido a instituição em um dos momentos mais críticos de sua história, conseguindo superar as dificuldades iniciais, pavimentando a trajetória de ampliação e sucesso da cooperativa, em todos os âmbitos.
*Fonte: Departamento de Comunicação Social Cotricampo