Município registra até o momento 148 casos da doença. Apenas 10% dos municípios gaúchos não estão infestados pela doença
A Prefeitura de Municipal de Três Passos divulgou neste dia 07 de fevereiro, o Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública devido à infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e também a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate, campanhas e conscientização junto à comunidade.
A prefeitura justifica o decreto devido ao alto índice de infestação de larvas e do mosquito nos meses de janeiro e fevereiro e também devido ao crescimento no número de casos, hoje com 148 confirmados, 49 em investigação e uma hospitalização por causa da dengue. O Decreto terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
No total de 497 municípios que o Estado possui, 466 estão em alerta pelo nível crítico da doença, ou seja, apenas 10% dos municípios gaúchos não estão infestados pela doença, conforme a Secretaria Estadual da Saúde do RS.
A Secretaria Municipal de Saúde vem constantemente trabalhando em ações no combate à dengue no município, como a colocação de armadilhas, realização de fumacê nas bocas de lobos, colocação de caixas para recolhimento de entulhos, pulverização nas casas, visitas domiciliares para fiscalização e conscientização, divulgação em veículos de comunicação e redes sociais da necessidade da prevenção, sintomas da doença, entre outras.
Denúncias de locais suspeitos podem ser realizadas no setor das Agentes de Endemias 55 9901-1853 e na Ouvidoria (55) 99979-0444.
*Fonte: Ascom Prefeitura de Três Passos