Rede está mobilizada em diversas cidades
A 4ª maior rede do varejo farmacêutico do Brasil, a Rede de Farmácia São João, soma esforços com a sociedade civil e com o poder público para amenizar a situação dos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. São inúmeras ações de auxílio no socorro às vítimas, junto ao Governo do Estado, Defesa Civil, prefeituras, entidades sociais e iniciativa privada. A Rede destaca que este é um momento de solidariedade e um dever de todos em contribuir.
Conheça as ações já realizadas pela São João:
1. Famílias de colaboradores: mais de 650 famílias de colaboradores foram as primeiras a receber o suporte emergencial da São João. Os colaboradores que tiveram as casas atingidas pelas enchentes receberam de maneira imediata todo o suporte necessário como: alimentação, medicação, vestuário, produtos de higiene pessoal, hotel e atendimento psicológico.
2. Medicamentos de uso contínuo de graça: a Rede criou o programa São João Popular, para todos os gaúchos, oferecendo mais de 80 tipos de medicamentos de uso contínuo para tratar hipertensão, asma e diabetes, além de anticoncepcionais. Os medicamentos podem ser retirados gratuitamente apenas informando o número do CPF, em mais de 440 lojas da Rede.
3. Pontos de coleta: por estarem distribuídas nos três estados do Sul do país e de fácil acesso à população, todas as lojas da São João aptas a operarem, se transformaram em pontos de coleta de doações. A Defesa Civil está gerenciando a destinação adequada conforme a necessidade de cada município atingido pelas enchentes.
4. Transporte aéreo e rodoviário: aeronaves e caminhões da São João, saindo de Passo Fundo/RS, transportaram mais de 8 toneladas de medicamentos e alimentos, levaram profissionais de saúde e itens hospitalares para áreas estratégicas do Estado. O transporte aéreo possibilitou também o abastecimento de oxigênio no Hospital São Vicente de Paulo, já que o transporte rodoviário regular de oxigênio hospitalar foi prejudicado.
5. Doação de medicamentos e alimentos: mais de 500 mil caixas de medicamentos que incluíram antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides foram entregues nos municípios atingidos. Ainda, alimentos não perecíveis, refeições e lanches também foram fornecidos às vítimas das enchentes.
6. Captação de doações: a São João mobilizou uma frente para contato com grandes indústrias mundiais. A ação mobiliza as instituições parceiras da empresa para captação de doações.
7. Troco solidário: disponibilizamos um espaço em nosso site www.saojoaofarmacias.com.br e App São João, onde pessoas de qualquer lugar do país podem fazer doações para a conta oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (SOS RS).
8. Ceasa no estacionamento do CD Gravataí: para garantir o fornecimento de hortifrutigranjeiros pela Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), a São João cedeu o estacionamento do Centro de Distribuição em Gravataí/RS, ajudando a garantir o abastecimento e alimentação de qualidade ao Estado. Após a inundação da sede da Ceasa em Porto Alegre, além do espaço cedido, a empresa também fornece energia elétrica para a entidade.
9. Prédio cedido para central de entregas em Canoas/RS: a São João emprestou um imóvel, de cerca de 2.000m², para a Prefeitura de Canoas/RS utilizar como central de entregas. O espaço, localizado na Avenida Inconfidência, nº 31, no centro da cidade, está sendo utilizado para distribuição de cestas básicas, produtos de limpeza, roupas e calçados.
10. Espaço cedido para Secretaria de Saúde RS: a São João cedeu parte do Centro de Distribuição de Gravataí/RS, para que a Secretaria de Saúde do Estado armazene as doações de medicamentos de todo o país e organize a distribuição aos hospitais do RS.
11. Congelamento dos preços: desde que iniciou o cenário de enchentes no RS, a São João adotou como medida imediata não aumentar o preço dos produtos disponíveis na Rede.
12. Alojamento de profissionais de saúde: a São João montou um alojamento especial no segundo andar do Centro de Distribuição de Gravataí/RS que abrigou profissionais de saúde vindos de diferentes regiões. Estes profissionais realizaram atendimento voluntário às vítimas das enchentes.
13. Plataforma para atendimento médico e psicológico: por meio da teleconsulta, através da parceria entre São João e MPO Saúde, mais de 1500 pessoas foram atendidas por profissionais das especialidades de clínica geral, obstetrícia, pediatria, psiquiatria e psicologia. Durante os atendimentos, a população renovou receitas, obteve orientação sobre doenças causadas pela água contaminada e recebeu suporte emocional.
14. Doação de Kits Inverno e Kits Higiene: 34 caminhões de doações percorreram oito municípios da Região Metropolitana. Numa parceria entre São João, Abrafarma, indústrias e pessoas físicas, foram doados 20 mil Kits Inverno e 20 mil Kits Higiene com 25 itens para cada família. O valor total em doações de kits foi de R$ 4 milhões de reais.
15. Instalação da Farmácia Container: um Contêiner Farmácia foi instalado no município de Roca Sales/RS, com todos os produtos disponíveis na Rede, como parte dos esforços para retomar a rotina na cidade.